Sonhos recorrentes

Quando ainda era adolescente e fazia cursinho de inglês, tive um professor muito bom que um dia nos contou o seguinte no meio de uma aula, mais ou menos com essas palavras. “Aprender qualquer coisa, seja um novo idioma ou uma nova profissão, é um processo que demanda um certo tempo de amadurecimento. Você pode se esforçar quanto quiser, mas somente poderá ter certeza de que realmente seu conhecimento amadureceu quando você começar a sonhar repetidamente com o assunto. Estudei alemão por cinco anos antes de ir passar um ano na Alemanha. Até dois meses depois da minha chegada por lá ainda pensava em português, sonhava em português. Então um dia acordei assustado no meio da noite por que tinha sonhado que minha mãe estava falando comigo em alemão ... e minha mãe não sabe falar alemão. Nesse dia tive certeza de que meu conhecimento da língua tinha amadurecido”.

É engraçado como essa historinha apresenta uma verdade cientificamente provada. Esse negócio de sonhar de forma recorrente com um novo conhecimento que se vem malhando para aprender demonstra realmente que estamos aprendendo e que o conhecimento está sendo gravado de forma definitiva em nossos cérebros. E não poderia ser diferente com o que estudamos para concursos públicos.

Vou além e digo que não só o conhecimento passa por esse processo de amadurecimento com sinalização nos sonhos, mas também a crença em nós mesmos de que podemos e vamos alcançar a vitória na guerra dos concursos públicos.

Uma pessoa que somente sonha coisas ruins em relação a concursos públicos, como ir mal em provas, perder horários de prova, não ver seu no me da lista de aprovados e por aí vai, bem, isso denota uma clara falta de segurança e de confiança em si mesmo.

Agora, uma pessoa que sonha muito mais com estar sendo vitorioso na guerra dos concursos públicos, de ver seu nome da lista de nomeados, com o dia da posse e tal, bem, essas pessoas acreditam em si mesmos e na sua vitória.

Notem que tudo isso não é nem cientificamente provado e muito menos uma verdade absoluta, mas tão somente uma observação estritamente pessoal de minha parte. Cheguei a essas conclusões observado a mim mesmo e a outros tantos concurseiros com quem tenho contato.

Não é muito difícil dizer que acreditamos em nós mesmos e em nossa capacidade de vencer da boca pra fora. O problema é acreditar nisso do fundo do coração, de corpo e alma, essa crença, sim, não pode de forma alguma ser fingida, ou se acredita ou não se acredita e ponto final.

A mente humana é uma coisa estranha, muito estranha. Alguém pode passar anos fazendo alguma coisa, seja estudando ou trabalhando em algo, fazendo um trabalho até que decente, mas sem nunca acreditar realmente no que faz, sem nunca se dedicar 100%. Só que fazer isso é fraudar, sabotar a si mesmo, pois no final das contas, o resultado será sempre negativo e a sensação de tempo e esforços despendidos a toa terá mais peso que qualquer recompensa menor que se alcance.

Resumo da ópera – Acreditar em si mesmo e no próprio sucesso é um processo que deve ser trabalhado dia-a-dia, com paciência, persistência e humildade. Claro que não é um processo fácil de conduzir, muito pelo contrário, mas seus resultados são garantidos, tanto em sonho quanto na realidade.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

N O V I D A D E S

Amigos leitores do blog, hoje trago para vocês duas novidades. A primeira é claramente visível, um novo visual. Como tinha muita gente encanada com o sofá vermelho do visual anterior, resolvi criar um visual mais elegante e discreto para blog, o que facilita a leitura dos artigos. Em segundo lugar, também criei um Twitter para o blog. Sinceramente ainda não sei usar direito esse Twitter, mas vou pegar o jeito, o link está logo abaixo do novo logo do blog.

Por favor, postem suas opiniões e comentários sobre as novidades no shoutbox.

0 Response to "Sonhos recorrentes"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards