Concurseiros “concursam”!

Sou cinéfilo. Adoro filmes! Vira-e-mexe, consigo extrair algumas lições dos longas-metragens. Como todo homem, gosto especialmente de filmes de ação; mas não aqueles em que não há nenhum sentido ou nenhum encadeamento lógico de atos e fatos para que o final seja tal ou qual aquele. Não.

Gosto de filmes que façam o expectador pensar, raciocinar e, até mesmo, tentar descobrir o final antes da trama se resolver.

Pois bem. Confesso que nesses tempos atribulados (ainda mais onde há 3, 4 dias só ouço por aqui dizerem “vou para tal lugar no Carnaval”; “ah não ! já fui para esse lugar; agora vou para outro”), tenho assistido reiteradamente o filme do Rocky, principalmente o sexto (já assisti todos!!).

Sim, quem daqui não se lembra dos gritos e daquela boca torta falando quase que sempre sem sentido “Adrian” tantas vezes que tem horas que você desconfia da mentalidade e da racionalidade do protagonista?

Mas tirando todo aquele ar de desajeitado, de pessoa simples, porque não dizer até mesmo ingênua para muitos, há verdades incontestáveis naqueles filmes.

Não falarei de todos hoje; prometo que enquanto aqui me permitirem escrever citarei ainda todos eles; mas me foco em um: o último, o Seis.

Ouvi muita gente falando que “esse foi o pior filme do Rocky”, ou “que filme sem pé nem cabeça”, ou “o final era totalmente previsível; não gostei!”.

Críticas e gostos à parte e, com todo o respeito e consideração a essas pessoas que assim se manifestaram e aos leitores que também terão essa opinião sobre esse filme, o Rocky simplesmente tem a atitude de um concurseiro vencedor!

Pasmos? Pois é! Pura verdade.

Primeiramente, ele se mostra sério naquilo que faz, ou seja, não pára de treinar nenhum minuto mesmo que já considerado velho para muita gente, como muitos concurseiros experientes se sentem deslocados e ultrapassados ao verem concurseiros iniciantes e cheios de motivação e vontade! Isso não procede, meu colega candidato! Há lugar para todo mundo, como diz o William Douglas, pois você só precisa de uma vaga! Nada mais!

Depois disso tudo, o Rocky, contrariando toda a lógica possível e inimaginável e, após se aposentar, mesmo assim, ele volta a lutar, porque no fundo, no fundo, ele sabe que “lutadores lutam!”. O que ele quer dizer com essa simples frase? Meu amigo: todos temos um propósito nessa vida; e você nunca será feliz se não buscar COM TODA A SUA VIDA, nem com toda a sua força é suficiente, aquilo que você mais almeja, mais gosta de fazer, ou seja, vencer e se tornar um servidor público, porque “lutadores, lutam” e concurseiros, “CONCURSAM”.

Sim, é um neologismo! Deixando de lado as regras gramaticais, a maneira correta de escrever, reuni tudo aquilo que um concurseiro faz, que é provas, estudo, exercícios, tanto intelectuais quanto físicos, treinos, oratórias, cursos e mais cursos, e tantas outras coisas, para aglutinar essas ações em um só verbo inventado: “CONCURSAR”! E assim, concluímos que simplesmente o concurseiro “concursa”! Simplesmente? Muito longe disso (risos).

Por fim, a maior lição que o Rocky nos traz: amigo: SEJA CEGO, SURDO E MUDO PARA O MUNDO! Impossível? A família não deixa? Há pressão? Os amigos dizem que você não conseguirá após o TRIGÉSIMO TERCEIRO CONCURSO? Então ouça o que o “maior lutador fictício de todos os tempos” tem a nos dizer: NÃO IMPORTA QUANTAS VEZES VOCÊ LEVE SOCOS DA VIDA E CAIA! E SIM QUANTAS VEZES VOCÊ SERÁ CAPAZ DE LEVANTAR! Não é novidade para ninguém que a vida é dura, é fria, é injusta muitas vezes! Mas saber disso, cruzar os braços e ficar com raiva não vai MUDAR NADA! Então encare a luta! Faça cada concurso como se fosse o último da sua vida! Se veja em seu cargo, gabinete, mesa, sala dos seus sonhos! Mentalize e deseje! Seja positivo, otimista e ESTUDE, ESTUDE E ESTUDE SEM OLHAR PARA OS LADOS, SÓ PARA O SEU OBJETIVO!

Resumo da ópera - Enquanto muitos chamavam o Rocky de vovô, de pobre coitado, de saco de pancada antes do combate, ao final da luta todos, até mesmo os locutores e comentaristas, estavam inebriados, sem palavras, incrivelmente estupefatos com a atitude e vontade deste grande lutador, porque a lição de vida é que tudo, absolutamente tudo, depende de você e só de você! É sua decisão ser mais um na multidão ou marcar a história da sua vida para sempre! Bons estudos e bom Carnaval!

Jerry Lima, um Concurseiro Profissional.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


1 Response to "Concurseiros “concursam”!"

  1. Camisa 9 says:

    Lutadores, lutam; concurseiros, concursam e vencedores, vencem!

    Nunca deixemos de acreditar em si mesmo! A luta é grande, mas a recompensa vale a pena.

    Gambate!

    /ericc9

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards