RESENHA ESPECIAL - Livros de Gestão Pública


A resenha dessa semana é especial por ser dupla, ou seja, de dois excelentes títulos de uma matéria muito comum de cair em concursos públicos da área administrativa. Claro que esses títulos poderiam muito bem ser resenhados em separado, mas por seu caráter complementar para quem estuda para concursos públicos, acreditamos que uma resenha dupla é o mais interessante para os concurseiros sérios que lêem esse blog.



Autor: Clezio Saldanha dos Santos
Edição: 1ª, 2006, São Paulo
Páginas: 156
Editora: Saraiva
ISBN: 850205530-5


Autor: Edson Ronaldo Nascimento
Edição: 1ª, 2006, São Paulo
Páginas: 298
Editora: Saraiva Profissionais
ISBN: 850205945-9

Se tem uma matéria que confunde muitos concurseiros na hora de escolher o melhor material de estudo para dar conta dela para um concurso público, essa matéria é Gestão Pública. E as dificuldades começam já na definição do que é isso. "Mas afinal de contas, Gestão Pública não é a mesma coisa que Administração Pública?", costumam perguntar um sem número de concurseiros. Em sentido podemos dizer que sim, que são sinônimos, mas em sentido estrito, bem, daí a coisa é bem diferente. Por isso mesmo muita gente acaba estudando errado a matéria e não indo tão bem nas provas em que é cobrada como esperavam ser. É examente por isso que estamos resenhando esses livros, para ajudar a acabar com essa confusão.

Comecemos pelo começo. Antes de mais nada é preciso que o concurseiro tome conhecimento dos fundamentos da Gestão Pública e para isso ninguém melhor para guiá-lo que o professor Clezio Saldanha dos Santos, que ministra aulas de adminsitração geral e pública na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1996, possuidor de diversos títulos acadêmicos na área de administração e gestão pública.

Em seu livro "Introdução à Gestão Pública", Clezio faz jus ao título e realmente introduz a matéria de forma muito didática e acessível ao concurseiro, seja menos ou mais experiente. É fato que é muito difícil estudar uma matéria sem ter um bom conhecimento de seus fundamentos e conceitos básicos. Não são poucos os concurseiros que já "suaram a camisa" para entender "na marra" conceitos simples e com isso desperdiçando tempo precioso, algo que não aconteceria se tivessem feito o "dever de casa" e estudado primeiramente uma introdução à matéria.

O livro está dividido em três partes muito bem pensadas, que introduzem assuntos velhos companheiros de concurseiros que almejam cargos públicos na área administativa. A primeira parte é dedicada à caracterização da Gestão Pública, que como já disse, em sentido estrito é diferente de Administração Pública. E pondem acreditar, conhecer essa diferença e os demais conceitos apresentados pelo autor são de suma importância para o aprendizado eficiente da matéria. A segunda parte é destinada a apresentar em detalhes o chamado "processo administrativo na gestão pública', ou seja, o famoso "planejamento, organização, direção e controle", assunto muito comum em provas da áre adminsitrativa. A terceira parte introduz grandes áreas de gestao pública, como finanças, recursos humanos e administração de materiais, com nível de detalhamento suficiente para introduzir esses temas de forma clara e didática.

Realmente esse livro cumpre sua missão de introduzir de forma acessível a matéria. A linguagem utilizada pelo autor é clara e direta, a estrutura do livro facilita seu estudo e os assuntos abordados são muito pertinentes e importantes para quem irá depois aprofundar os estudos na matéria. Cabe ressaltar a grande utilidade didática dos diversos quadros e esquemas gráficos utilizados pelo autor ao longo do livro paa auxiliar na explicação de conceitos e processos, algo que facilita em muito o aprendizado e torna o estudo do livro mais leve e interessante. Importante também ressaltar o cuidado do autor para indicar ao final de cada capítulo uma referência bibliográfica que vale "ouro puro" para os concurseiros que farão provas de alto nível como para o TCU, MPOG e outros do tipo.

Acho muito engraçado como vários autores que se propõem a escrever obras introdutórias de determinadas matérias ou assuntos acabam se perdendo rapidinho e caindo na armadilha de serem muito superficiais ou então aprofundar demasiadamente a matéria. Isso é bastante comum de acontecer e acaba por frustrar o leitor, ainda mais quando este é concurseiro, não tem tempo a perder e muito menos pode se dar ao luxo de gastar com material de estudo inadequado. Felizmente isso está longe de acontecer com o livro "Introdução à Gestão Pública" do professor Clezio Saldanha dos Santos.

Ok, introduzida a matéria, chegou a hora de aprofundar no seu estudo. Infelizmente são poucos os concursos públicos para bons cargos com remuneração interessante que se atêem apenas aos conceitos introdutórios da Gestão Pública. É exatamente aí que entra em cena o segundo livro dessa resenha dupla, o também excelente "Gestão Pública" do professor Edson Ronaldo do Nascimento.

Também gaúcho e professor da UFRGS, Edson Ronaldo do Nascimento tem ampla experiência de trabalho na administração pública, tendo participado, inclusive, do projeto para a elaboração da gamosa Lei de Responsabilidade Fiscal, velha conhecida dos concurseiros interessados em concursos administrativos e fiscais. Além disso, é professor da gamosa ESAF (Escola Fazendária do Ministério da Fazenda), onde ministra cursos de formação e especialização para servidores públicos. Ou seja, o autor está mais que habilitado para escrever sobre Gestão Pública.

Ao contrário do anterior, esse título é voltado para quem já domina os conceitos básicos e fundamentos da Gestão Pública e precisa estudá-la como se dá na prática. Dividido em cinco capítulos, aborda tópicos também velhos conhecidos de concurseiros que almejam cargos administrativos e/ou fiscais. O primeiro capítulo traz uma ótima introdução ao estudo da economia brasileira, fazendo uma revisão histórica da gestão pública no Brasil desde o governo JK até o governo Lula, tocando também em temas de alto nível como política monetária e fiscal e ajuste orçamentário. O segundo capítulo trata em detalhes da famosa AFO (Administração Financeira e Orçamentária), peça chave tanto da administração quanto da gestão pública no Brasil. O terceiro capítulo trata da também em detalhes da famosa LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), assunto cada vez mais cobrado em concursos públicos de diversas áreas. O quarto capítulo considero especialmente interessante por tratar de tópicos que criam desespero entre os concurseiros pela dificuldade de achar material de estudo de boa qualidade sobre eles, tópicos como reforma do Estado e fiscal, Parcerias Público-Privadas e SIAFI (Sistema de Adminsitração Financeira do governo federal. Finalmente há um capítulo com alguns exercícios de fixação e referências bibliográficas.

Esse título também é muito didático de leitura acessível para concurseiros de todos os níveis de conhecimento, só que apresenta uma carga de informações muito mais densa e próxima da realidade. Ou seja, enquanto o primeiro trata da teoria da Gestão Pública, esse título trata da prática, por isso mesmo considero que são complementares. Isso não significa, porém, que um dependa do outro, nada disso. Se o concurseiro já dominou os fundamentos e conceitos básicos da gestão pública e/ou necessita apenas estudar como se dá a gestão pública na prática, então esse livro não somente pode como deve ser estuda por ele mesmo.

Notem que nesse título temos um nível de aprofundamento da matéria grande, com grande detalhamento das matérias. Isso exige que o livro seja estudado com muita atenção e também com tempo disponível suficiente para que seja devidamente lido, estudado e analisado. Não é, de forma alguma, um livro para ser estudado em uma semana, de forma alguma. Esse, inclusive, é um grande problema de muitos concurseiros, achar que livro bom é livro que pode ser estudado de forma satisfatória em pouco tempo. Se isso é possível, é porque o livro é superficial por demais e, provavelmente, não muito bom.

Pessoalmente, o que mais achei interessante nesse livro do professor Edson foram os assuntos abordados, todos recorrentes em bons concursos públicos, e a forma como foram abordados, os detalhes tratados, o que o torna peça-chave para concurseiros sérios que estudam para concursos da área admistrativa e fiscal. Notem também que por conta desses assuntos tratados esse livro também é muito interessante de ser estudado por quem almeja cargos específicos para economistas e contabilistas.

Resumo da ópera - Se você é um concurseiro que tem como meta ser empossado em um ótimo cargo da área admnistrativa ou mesmo fiscal, então esses livros parecem terem sido escrito especificamente para vocês. Conheci esses livros faz apenas alguns meses e, sinceramente, acredito que se os tivesse conhecido ainda no meu primeiro ano de estudos para concursos públicos, teria aprendido o que sei e muito mais sobre Gestão Pública de forma muito mais eficiente, rápida, objetiva e correta. Se eu não posso mudar o passado, você pode mudar seu presente. A dica está dada, esses dois livros podem mudar sua trajetória concurseira.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

E vocês acham que ficaríamos só nessa resenha?! Estão vocês estão muito enganados. Aproveitamos e também entrevistamos um dos coordenadores do livro, o professor Edson Ronaldo do Nascimento.

Qual a importância em sua opinião do maior conhecimento de gestão pública por parte dos futuros servidores públicos?

O conhecimento do tema Gestão Pública é importante em 3 momentos:

1º Para os concursos públicos, onde elementos dessa matéria são constantemente cobrados dos concursandos (AFO,Responsabildiade Fiscal,Contabilidade Pública são alguns exemplos).

2º Para os cursos de formação que também exigem conhecimento de Gestão Pública nas suas diversas áreas de atuação.

3º Finalmente, para aqueles que ingressarem e quiserem fazer uma carreira promissora dentro do Setor Público.

Porque, em sua opinião, vários concursos públicos para a área administrativa, tanto de nível médio quanto superior, vêem cobrando cada vez mais frequentemente tópicos de gestão pública?

O Setor Público no Brasil, na atualidade, está buscando selecionar o seu quadro, trazendo para a administração governamental os melhores profissionais. Antigamente, você poderia entrar para o Setor Público tendo apenas noções de Gestão Pública. Hoje, quem quiser fazer parte dos quadros do TCU deve ter bons conhecimentos de orçamento público e auditoria. Quem desejar entrar para a área de arrecadação (Receita Federal, Estadual ou Muncipal) precisa ter domínio de Direito Financeiro, Finanças Públicas e Direito Tributário, para citar alguns exemplos.

Você acha que gestão pública é um ramo do conhecimento administrativo mais técnico ou conceitual? Mais próximo ou distante da realidade?

A Gestão Pública concilia o teórico com o operacional. Para entender como funciona a Administração Pública (prática), é necessário ter uma boa base teórica e conhecer os fundamentos da Gestão Pública (teoria). No caso dos concursos públicos, deve-se conhecer tanto a teoria quanto a prática da Gestão Pública. Algumas questões de prova, envolvem temas que são discutidos diariamente no setor governamental.

Que conselhos você daria para os concurseiros que precisam estudar gestão pública para prestar concursos públicos de modo que otimizem seus estudos, aprendar mais e melhor a matéria?

Como a concorrência e o nível de exigência atualmente é bastante elevado para aqueles que desejarem concorrer a excelentes salários e a estabilidade de emprego, temos de ser realistas. A primeira condição para termos chances de trabalhar na Administraçõa Pública é possuir tempo para estudar. Aqueles que tem alcançado sucesso (com raríssimas exceções) estudam cerca de 4 horas diárias, da seguinte forma: duas horas e meia de teoria e uma hora e meia de exercícios de concursos passados.

O que do seu livro de gestão pública você espera que os concurseiros que passem em concursos públicos e sejam empossados como servidores públicos levem para sua prática profissional? Porque?

O livro Gestão Pública está sendo reeditado pela Saraiva em uma edição atualizada e com novos temas de interesse tanto para os concursandos quanto para os novos servidores. Eu tenho utilizado esse material nos cursos preparatórios para concursos, nos cursos de formação, nos cursos de extenção e aperfeiçoamento do pessoal do ciclo de gestão do Governo Federal e na Universidade de Brasília onde atuo. Os temas que não constam na primeira edição estarão presentes na próxima edição que será lançada em breve.


———«»———«»———«»———

Para facilitar sua vida, já que sabemos que grana de concurseiro é para lá de contada e que bons livros para estudar para concursos públicos sofrem uma variação de preço muito grande dependendo de onde são vendidos, sugerimos dois lugares para você comprar esses livros.

Um deles é através loja virtual
da própria editora (clique na imagem abaixo):



E outro é na excelente livraria especializada em concursos públicos e livros jurídicos Última Instância, que agora é parceira do blog (clique nas imagens abaixo):



———«»———«»———«»———

NÃO PERCA amanhã aqui no blog:



2 Response to "RESENHA ESPECIAL - Livros de Gestão Pública"

  1. Meus parabéns pela bela resenha, pelos comentários os livros são ótimos. Estou aguardando o próximo sorteio que com certeza eles estarão na cetas não é.

    Camisa 9 says:

    Ótima resenha mesmo!
    Espero ganhar esses livros no próximo sorteio!

    Eu realmente PRECISO DESSES LIVROS!

    Bons estudos, galera!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards