Situações desesperadoras

"O concurso que sempre sonhei fazer saiu o edital hj!!! O pior é que nessa corrida ainda não faço parte dos "corredores profissionais"!! Bate o maior desânimo e a motivação vai parar lá no pé!!!! O que fazer nessas horas? Não se abater e esperar que daqui a quatro nos tenha outro concurso igual ou enlouquecer?"

Essa dúvida-desabafo foi postada no shoutbox do blog faz alguns dias. A situação é clara, a menina tem como meta passar num determinado concurso público, que teve edital publicado essa semana, só que ela ainda não se acha preparada o suficiente para concorrer "de verdade" por uma das vagas oferecidas. Essa situação a deixou desaniamada e desmotivada. Daí ela pergunta, ao meu ver, mais a título de desabafo, se ela espera o próximo concurso para daqui a quatro anos ou se pira de uma vez com essa situação.

Hummmm ... essa concurseira está precisando de duas coisas, primeiro de umas boas palmadas terapêuticas e depois de uma boa injeção de ânimo. Comecemos pelas palmadas.

Todos os concurseiros sérios têm uma meta final em termos de cargo público a ser empossado, seja um cargo específico ou qualquer cargo dentro de determinada faixa de remuneração. Notem que usei o termo "meta final" porque existem as, digamos, metas-meio ou metas intermediária a serem cumpridas antes, ou seja, passar em outros concursos, atingir maturidade nos estudos e pro aí vai. Claro que todos também gostariam de queimar etapas, passar por cima dessas metas intermediárias e chegar logo ao final do jogo para então ficar só no deleite do sucesso e da sensação de dever cumprido ... só que não é sempre que as coisas funcionam assim.

Do que adianta nos desesperarmos quando vamos mal em uma prova, quando não conseguimos dar conta de todo o edital até o dia da prova, se demoramos mais que o previsto para aprender determinada matéria? Não adianta nadinha de nada, nossa nota não vai mudar, não vamos ganhar mais tempo ou não aprenderemos com maior facilidade. Claro que certa dose de desespero é inevitável, mas devemos controlá-la para que seja o mínimo possível.

Palmada terapêutica dada, vamos agora a injeção de ânimo.

Tudo bem que você ainda pode não estar no "pelotão de elite" dos concurseiros sério, mas quem impede que você faça sua inscrição nesse concurso, estude o melhor possível, faça a melhor prova possível e arrisque descobrir que você sabe mais do que imagina ao ter seu nome entre os classificados? Nada e ninguém além de você mesma.

Vocês já notaram como concurseiros sérios têm uma terrível propenção natural a acharem que sabem menos do que na realidade sabem, a achar que estão menos preparados para determinado concurso do que realmente estão, de que estudam pior do que na realidade estudam? Parece que ao nos tornarmos concurseiros sérios passamos, automaticamente, a sofrer de uma síndrome congênita de subestimação e falta de auto-confiança.

Você acham mesmo que quando eu prestei o concurso da DERSA no final do ano passado esperava ficar classificado em segundo lugar para um cargo com três vagas previstas no edital? De maneira alguma. Fui fazer a prova acreditando que com muito esforço ficaria lá por volta do nono ou décimo lugar. Felizmente enganei-me e agora tenho um cargo público no bolso, que ora ou outra tem de sair, seja por vontade da DERSA ou por força de mandato de segurança.

Claro que corremos o risco de não passarmos por realmente não estarmos tão bem preparados, mas daí não será uma derrota, mas uma meia vitória, pois lutamos com honra e braveza.

Resumo da ópera - Meu conselho para a concurseira que postou essa mensagem é a seguinte ... inscreva-se nesse concurso, estude o máximo e o melhor que você puder, faça a prova com a tranquilidade de quem cumpriu seu dever da melhor forma possível e depois espere para ver o que acontece. O mínimo que pode acontecer é de você aprender muita coisa importante para se preparar de forma definitiva para o próximo concurso dessa órgão ou entidade dos seus sonhos, o máximo é de você ter sucesso nessa empreitada e em alguns meses estar trabalhando nesse órgão ou entidade. É como diz uma um verso de uma velha música dos anos 80 da banda A-HA ... "It´s no better to be safe than sorry" ... tradução livre ... "Estar seguro não é melhor que estar arrependido".

A T E N Ç Ã O

Calma aí, concurseiros, ainda não terminei por hoje. Tenho algumas notícias importantes e interessantes para dar para vocês.


Seguinte, gente, a Raquel, o Jerry e eu estamos tirando a semana que vem de folga. Vamos hoje a noite ainda para Salvador ferver no carnaval de lá. Ficamos em Salvador até quarta e depois terminamos a semana em um resourt de luxo na Costa do Sauípe. Por conta disso, o blog ficará sem atualização de amanhã (sábado) até o domingo que vem .... BRINCADEIRINHA (infelizmente)!


Seguinte, meus amigos, a partir de amanhã teremos o Carnaval Concurseiro aqui no blog, com uma série de artigos especiais ao longo de toda a semana, tudo sob a batuta da Raquel Monteiro que se tornou editora do blog por uma semana. Portanto, meus amigos, não percam que estaremos juntos nesse skidum skidum concurseiro (se bem que eu queria já estar empossado e indo para a Costa do Sauípe ... buáááá).

Essa notícia é para deixar vocês, concurseiros leitores que ainda estão vivendo o drama da prova de exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A Raquel e o Jerry estão preparando uma matéria muito especial sobre como estudar para o exame de ordem e para concursos públicos, o que o estudo de um é aproveitado no outro, muito boa, com entrevistas, resenhas, matéria de primeira. Irá ao ar no último final de semana do mês, dividida em duas partes (uma sábado e outra domingo). Não percam!


Atendendo a pedidos de muitos leitores, em Março publicaremos uma matéria muito especial sobre informática para concursos públicos, com guia de estudos, como estudar os tópicos mais cobrados em prova, resenha de livros da matéria e muito mais. Uma matéria para ler e nunca mais estudar informática para concursos da forma errada e com isso perder pontos precisos em concursos públicos.



Segunda-feira
, finalmente, abriremos as incrições para a nova promoção do Concurseiro Solitário, esse mês ainda mais recheada de prêmios. A demora em abrir as inscrições se dá porque bolamos uma nova forma de participação esse mês e precisamos operacionalizar isso. Se eu fosse você, não deixaria de passar por aqui segunda-feira ... são 20 livros na cesta, valendo mais de R$1.400,00!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


2 Response to "Situações desesperadoras"

  1. Camisa 9 says:

    O final do post com a indicação da música do A-HA foi the best e fez abrir a minha cabeça que nem na propaganda daquele refrigerante lá...

    Bons estudos, menina e boa prova! Bons estudos, galera!

    Anônimo says:

    Bons estudos a todos nós!

    Vale a pena se inscrever e estudar o que der. Numa dessas cai justamente o que estudamos... nada impede!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards