Afinal de contas, que livros comprar?

"Adorei as matérias especiais de português e informática que foram publicadas no blog. Mas diante de tantas indicações de livros dessas matérias, fiquei com a velha dúvida de quais devo comprar, já que não tenho dinheiro para investir na compra de todos os livros indicados."

Esse é um velho conhecido problema dos concurseiros. Se há alguns anos esse problema era decorrente do pequeno número de títulos voltados para o estudo para concursos públicos nas livrarias, hoje advém da enorme quantidade de títulos. Lembro-me como hoje quando comecei a estudar para concursos públicos e fui a uma enorme e famosa livraria no não me nos famoso Conjunto Nacional na famosíssima Avenida Paulista (São Paulo). Perguntei a um dos vendedores onde ficavam os livros para concursos públicos e o cara me apontou uma prateleira rente ao chão e ainda por cima disse "é da metade para cá". Hoje na mesma livraria há uma seção inteira dedicada a livros concurseiros com algumas centenas de títulos.

Além disso, há também a famosa "restrição orçamentária", termo do economês que quer dizer nada mais nada menos que "grana curta". Juntamos as duas coisas e temos concurseiros com sérias dúvidas sobre na compra de quais livros devem investir seu suado dinheirinho.

Infelizmente, tenho que responder com um pouco prático "invista nos livros mais adequados para seu atual momento concurseiro". Quero dizer com isso que enquanto um livro não é o melhor para alguns concurseiros, é o mais adequado para outros. Por isso mesmo procuramos resenhar os mais diversos títulos e autores aqui no blog, para lhes dar opções variadas de material de estudo de alta qualidade.

Basicamente, há duas dicas principais para escolher o melhor livro de determinada matéria:

1 - Escolha um livro que seja um pouquinho mais avançado que seu nível de conhecimento;

2 - Não compre um livro sem antes folhea-lo, dar uma lidinha em algumas partes, pelo menos trocar uma ideia com que tem ou já estudou com o livro que vc pensa em adquirir.

Seguindo o primeiro conselho você irá garantir que o livro não seja muito avançado para seu atual nível de conhecimentos das matérias, bem como será de utilidade para o futuro próximo por ser um pouco mais profundo no trato da matéria do que você já teve oportunidade de estudar.

Seguindo o segundo conselho você minimiza o risco de comprar livros que apesar de parecerem a primeira vista os mais adequados para o estudo de determinadas matérias, se mostrem exatamento o contrário.

Resumo da ópera - Livros são mesmo caros e investir na compra de alguns deles merece cuidado por parte do concurseiro. Não só há o problema da grana envolvida na compra, como também do problema de comprar um livro inadequado para o estudo de alguma matéria. Ou seja, todo cuidado é mesmo pouco nesse assunto.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Caros Leitores do blog,

Todos sabem da grande importância deste blog no dia-a-dia de cada um, através de serviços como artigos inéditos e diários (motivação, dicas); Resenhas de livros; Vídeocast, Rádio do Concurseiro Solitário; Matérias especiais; Workshops; Sorteio de livros e muito conteúdo útil e necessário para enfrentar a “guerra dos concursos”.

Mesmo com milhares de acessos diários o blog, ainda é muito pouco conhecido diante da grande “comunidade concurseira” existente nos quatro cantos do nosso país.

Pensando nesta realidade, estamos lançando a campanha “DIVULGUE O BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO”. Para participar é muito simples, basta baixar o cartaz da promoção, imprimir no tamanho A4 e colar nos quadros de aviso dos principais locais visitados pelos concurseiros (cursos preparatórios, bibliotecas, livrarias, ...). Além de ajudar a divulgar o blog, você ainda estará prestando um grande serviço de utilidade pública aos seus colegas concurseiros. Lembrem-se da frase: Uma andorinha só não faz verão.


———«»———«»———«»———


1 Response to "Afinal de contas, que livros comprar?"

  1. Sil says:

    Eu que o diga rs
    Comprar livros que são "ótimos" para os outros não significa que acontecera o mesmo com você.
    Depois de gastar o que não tinha aprendi a lição. Vivendo e aprendendo rs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards