Aprendendo a ouvir o silêncio

Há algumas coisas que aprendemos em nossa caminhada concursídica para logo depois esquecermos como num passe de mágica. Refiro-me ao erro muito comum em se proclamar aos quatro ventos que você fará tal ou qual concurso. Pessoal, isso é um equívoco sem tamanho! Explico.

Primeiramente, levo em conta o fato de isto, ao invés de ser motivador pode se tornar muito improdutivo. Suponhamos que você noticie ao seu pai, mãe, tia, tio, cunhado, namorada, cachorro... e por aí vai que você fará o concurso X.

Pode ocorrer duas coisas: ou todo mundo vai dar de ombros, achando que é mais um concurso ou, no caso de ser o primeiro que você não vai passar, ou ainda te encher de elogios e dar a maior força.

Passado este momento, você faz a prova e não passa. O que acontece? Milhões de pessoas perguntando para você: e aí? Passou? Em que posição você ficou? Pessoal, acreditem: a cada pergunta é como se fosse uma munição contra a sua motivação. Por quê? Ora, você será obrigado a dizer que não passou e isso só gerará cada vez mais perguntas que por enquanto ficarão, para eles, sem respostas convincentes. Poderia ter ficado sem essa dor de cabeça ficando silente quanto ao seu concurso? Sem dúvida.

Outra situação muito reiterada é aquela do concurseiro-fórum. Ah! Esse acha realmente que é o rei da cocada preta...rs... é o famoso “concurseiro sério” que vive enchendo o saco nos fóruns de discussão. Só aparece antes da prova, só fala mal da “concorrência”, sem se esquecer, é claro, de nunca discutir sobre assuntos realmente relevantes. Resumindo, o que acontece? Após a prova a pessoa some, não dá mais as caras e simplesmente se conclui que o indivíduo era um arruaceiro sem tamanho. Quantas e quantas vezes perdi tempo dando ouvidos a essas pessoas achando que eles conquistariam as vagas e que eu ficaria de fora da luta...

Por isso, meus amigos leitores, aconselho vocês a aprenderem a ouvir o silêncio...

Somente participem de fóruns de discussões sérios, os quais discutam dúvidas relevantes, resolvam questões de provas, e tudo conforme o seu planejamento é claro! Experimente levar a sua luta pessoal de maneira mais silenciosa, sem espalhar para todos os contatos do seu msn ou do seu orkut, facebook, twitter e tantos outros sites que você irá fazer o certame X...e não dê ouvidos a papagaios de fóruns, os quais somente sabem atrapalhar e aterrorizar a vida de concurseiros efetivamente sérios.

Resumo da ópera - Aprenda a ouvir o belo e tranqüilo silêncio que é caminhar solitariamente pela guerra dos concursos, porém sem se preocupar com o seu vizinho, simplesmente estudando o quanto pode para alcançar a tão sonhada aprovação. Bons estudos!

Jerry Lima, um Concurseiro Concursado Profissional

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

MAIS UMA FELIZ GANHADORA

"Olá, sou a ganhadora da promoção do Orkut, ganhei os livros há cerca de um mês.

Eu fiquei de mandar uma foto minha com os prêmios, mas não consegui até então, pois perdi o cabo da minha máquina fotográfica. Tive que esperar ir até a casa do meu namorado, em outra cidade, para conseguir tirar, o que só aconteceu neste fim de semana.

Peço mil desculpas, e se ainda der tempo, te envio a foto.

Meu CD está no carro e o livro já está todo grifado, mas vale a intenção, né? Isso mostra que estou usando bastante.

Os prêmios foram muito úteis para mim, e peço a cada dia que Deus te dê forças para conseguir chegar onde você merece, pois você é esforçado e altruísta, requisitos indispensáveis para um servidor público de sucesso.

Um grande abraço,

Fernanda Zanchin"

———«»———«»———«»———

Caros Leitores do blog,

Todos sabem da grande importância deste blog no dia-a-dia de cada um, através de serviços como artigos inéditos e diários (motivação, dicas); Resenhas de livros; Vídeocast, Rádio do Concurseiro Solitário; Matérias especiais; Workshops; Sorteio de livros e muito conteúdo útil e necessário para enfrentar a “guerra dos concursos”.

Mesmo com milhares de acessos diários o blog, ainda é muito pouco conhecido diante da grande “comunidade concurseira” existente nos quatro cantos do nosso país.

Pensando nesta realidade, estamos lançando a campanha “DIVULGUE O BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO”. Para participar é muito simples, basta baixar o cartaz da promoção, imprimir no tamanho A4 e colar nos quadros de aviso dos principais locais visitados pelos concurseiros (cursos preparatórios, bibliotecas, livrarias, ...). Além de ajudar a divulgar o blog, você ainda estará prestando um grande serviço de utilidade pública aos seus colegas concurseiros. Lembrem-se da frase: Uma andorinha só não faz verão.


———«»———«»———«»———



4 Response to "Aprendendo a ouvir o silêncio"

  1. Raquel says:

    Jerry, realmente!
    Como há gente "garganta" nesses fóruns sobre concursos. Existe gente que cria todo tipo de factóide sobre concursos. Inventa até uma fraude para ver se anulam o certame e, assim, o sujeito ganhar mais uma chance pra estudar.

    E como doem essas perguntas sobre nosso desempenho! No momento em que estamos mais chateados com um mal desempenho, sempre aparece alguém para dizer que estudamos errado. Ou, então, alguém diz não nascemos para estudar etc.

    Unknown says:

    Tenho a consciência de que cometo erro ao falar para todos que me tornei concurseiro sério.
    Este texto descreve exatamente o que não devo fazer para evitar cobranças indevidas.
    Muito obrigado "meu blog diário", rsrs...

    Uma coisa é fato: pessoas que se vangloriam, que a-do-ra falar que é o rei da cocada-preta na verdade esconde uma carência efetiva/insegurança e tenta mascarar isso agindo assim. Freud explica tudo!
    Diego Ximenes

    Luna says:

    é.. precisava ler algo assim.
    voltando ao meu modo calado de ser.
    gracias.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards