MATÉRIA ESPECIAL - Informática para concursos públicos

PARTE II

Quando o assunto é estudar informática para concursos públicos, uma das primeiras dúvidas que vêm à cabeça do concurseiro é sobre qual a melhor maneira de fazer isso. Prática? Teoria? Textos? Esquemas? Questões de concursos anteriores? Dúvida. Pois bem, concurseiros, na segunda parte de nossa matéria especial dessa matéria tão importante a qualquer concurseiro sério e mesmo assim meio deixada de lado, trataremos exatamente desse assunto.

Como já disse na primeira parte dessa matéria (clique aqui para ler), muitas vezes o que é cobrado em provas de concursos públicos não é exatamente o que utilizamos no dia-a-dia em frente ao computador. Basicamente, temos três tipos de provas nesse tocante:

1º tipo – Provas que cobram apenas questões práticas de informática, que quem utilizam computadores regularmente saberão responder;

2º tipo – Provas que cobram apenas questões teóricas de informática, conceitos, descrições, funções e tudo o mais que apenas poderá ser encontrado em bons livros de informática específicos para concursos públicos;

tipo – Provas que cobram um misto de questões práticas e questões teóricas de informática, exigindo dos concurseiros uma ampla gama de conhecimentos da matéria.

Sinceramente, já prestei concursos públicos com os três tipos de provas. As dos 1º tipo têm apenas a função de eliminar quem não sabia nadinha de informática. As do 2º tipo são feitas apenas para premiar quem estudou a teoria da informática para concursos públicos com muita atenção e seriedade. O problema são as provas do terceiro tipo, onde o conhecimento mediano não ajudará muita coisa já que um sem número de concurseiros tem conhecimento mediado, mas dão pontos preciosos para os que estudaram devidamente a matéria.

Infelizmente, não dá para saber que tipo de prova cada banca irá utilizar em cada prova de concursos públicos. Já prestei concursos para cargos de nível médio com a mesma banca e um mês de diferença entre as provas, sendo que na primeira prova foram cobradas apenas questões teóricas dificílimas de informática e no segundo concurso apenas questões práticas facílimas. Vai entender. Dessa forma, o concurseiro tem de estar preparado para qualquer tipo de prova que as bancas resolvam colocar em seu caminho.

ESTUDO PRÁTICO

Muitos concurseiros pensam que por saberem usar relativamente bem um computador em tarefas cotidianas (gerenciamento de arquivos, uso de antivírus, navegação na Internet, criação e formatação de documentos no Word, Excel e tal) não precisam estudar na prática informática para concursos públicos. Ledo engano.

Vá lá, vamos a uma questãozinha rápida para exemplificar isso. Questão tipo Cespe para responder C (certo) ou E (errado):

No navegador de Internet Mozilla Firefox na sua versão 3.6.6, a opção de verificar se há atualizações para o programa se encontra no menu Ajuda.

E agora, José? Lembre-se que numa prova você terá de responder isso de cabeça. Acertou, ganha um ponto. Errou, anula um ponto ganho com outra questão que acertou. Tic tac tic tac ....

Com toda certeza pelo menos dois terços dos concurseiros não saberiam responder essa questão com certeza, afinal de contas, trata-se de algo que ninguém presta atenção num navegador de Internet. Sacaram que a prática no uso dessa navegador não ajuda muito na resolução dessa questão!

A propósito, a resposta é C (certo).

O que quero dizer com esse exemplo é que estudar informática na prática para provas de concursos públicos requer atenção e um método próprio. Qual é esse método? Simplesmente é fuçar todos os menus, telas e abas de todos os programas previstos no edital, prestando muita atenção para memorizar o máximo possível. Além disso, é necessário entender e praticar procedimentos de formatação e revisão de documentos.

ESTUDO TEÓRICO

Esqueça das apostilas! Esqueça das “ajuda” dos programas de computador! Esqueça daquele cursinho em vídeo aulas de duas horas! Estudar teoria de informática para fazer bonito em concursos públicos significa investir em dois ou três bons livros da matéria e estudar muito, com muita atenção, sem desprezar a matéria ou, pior ainda, superestimar seus parcos conhecimentos.

Não adianta, gente, o que as bancas cobram de informática nas provas que preparam são conceitos e conhecimentos que, geralmente, não têm nada a ver com o que é ensinado em cursinhos de informática ou algo que o valha. São conhecimentos teóricos muitas vezes bastante profundos, detalhistas, bem no velho e odiado esquema das “notas de rodapé”.

Numa prova em que são cobrados apenas conhecimentos teóricos pesados, se você conseguir acertar metade das questões já estará um bom punhado de pontos na frente de uma multidão de outros candidatos que simplesmente chutaram todas as respostas das questões dessa matéria. Simples assim.

O MELHOR DOS DOIS MUNDOS

Como concurseiro algum dispõe de uma bola de cristal que lhe diga que questões as bancas cobrarão nos próximos concursos que forem organizar (a não ser que sejam falsos concurseiros fraudadores maledetos), então não dá para concentrar todos os esforços apenas no estudo teórico ou prático, afinal de contas, nunca é bom “colocar todos os ovos numa cesta apenas”.

Acostume-se, então, concurseiro, a estudar tanto a prática quanto a teoria da informática para concursos públicos. Invista algumas horas por semana no estudo prático cuidadoso e atencioso, bem como uma grana na compra de dois ou três bons livros da matéria (e mais horas no seu estudo, é claro). Com certeza dessa forma você estará muito melhor preparado para as provas de informática dos concursos públicos que prestar e com isso garantirá alguns pontos preciosos que poderão ser a diferença entre ser classificado em posição confortável ou não.

Resumo da ópera – Estudar para concursos públicos não é fácil, mas também não é um horror de difícil, apenas demanda um pouco mais de atenção que outras matérias e um modo próprio de estudar. O principal, repito, é não subestimar a matéria e superestimar seus conhecimentos. Lembrem-se sempre 99% dos empossados são concurseiros ao mesmo tempo sérios, esforçados e humildes.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Mas qual a melhor bibliografia para estudar informática para concursos públicos. Pois bem, fizemos um apanhado no mercado editorial dos melhores títulos e resenhamos para vocês. Acompanhem.

Informática para Concursos
Autor: Rodney José Idankas
Editora: Método
Edição: 2ª edição, 2009, São Paulo
Páginas: 336
ISBN: 978853092985-5

Um dos melhores, mais completos e também acessíveis livros de informática para concursos públicos que tive contato nos últimos temos é esse do professor Rodney Idankas. E não poderia ser por menos tendo em vista o curriculum do autor, formado pela Academia do Barro Branco (CFO), fez Análise de Sistemas pela Unip e Direito pela UnG. Pós-graduado em Administração de Projeto e Sistemas pela USP e Gestão Pública pela UnP. É servidor público estadual concursado desde 1989, trabalhando ao longo desse período com diversos projetos ligados à Tecnologia da Informação (Informática) junto à Administração Direta do Estado de São Paulo. Ou seja, ele já foi concurseiro e hoje é servidor público e, por isso mesmo, conhece muito bem o quê e como as bancas cobram a matéria em suas provas e quais as necessidades dos concurseiros no tocante a um bom livro de informática.

Apesar de ter uma aparência bastante inocente com sua bonita capa amarela e azul minimalista e quantidade de páginas em nada assustadora, o livro é recheado de explicaçoes claras e sucintas, ilustrações, esquemas explicativos e figuras dos tópicos e sub tópicos abordados, bem como quadros chamando a atenção do leitor para aspectos importantes para memorização, além da bem vinda bateria de questões de concursos anteriores ao final de cada capítulo.

Basicamente, esse livro aborda os seguintes tópicos principais:

- Introdução à informática
- Hardware
- Memórias
- Números computacionais
- Software
- Sistemas operacionais
- Pacotes de aplicativos Office
- MS Word
- MS Excel
- BR OFFICE
- Internet
- Backup
- Redes de computador
- Internet, intranet e extranet
- Protocolos
- Segurança da informação
- Procedimento de segurança
- Criptografia e certificados digitais
- Atualidades de tecnologia da informação

Além disso, o livro possui um hotsite (http://editorametodo.com.br/informatica) com vários vídeos, questões extras para exercitar os conhecimentos e muito mais coisas interessantes.

Em termos de qualidade, esse livros é bem a cara dos produtos do Grupo Gen/Editora Método, bem acabado, impresso em papel de altíssima qualidade, com fontes e formatação que tornam a leitura agradável e nada cansativa. Um livro apara acompanhar o concurseiro em toda sua jornada concursídica.

Ou seja, esse livro é recomendadíssimo. Vale mesmo o investimento.

E aguardem na próxima semana, a parte final dessa matéria especial, um artigo especial do autor e muito mais.

———«»———«»———«»———

Descomplicando a Informática para Concursos
Autor: Reynaldo Telles
Editora: Campus
Edição: 1ª edição, 2007, Rio de Janeiro
Páginas: 312
ISBN: 978853522836-6

Não me esqueço quando no início do meu segundo ano de estudos para concursos públicos, depois de ter errado oito de dez perguntas de informática numa prova e, por conta disso, ter perdido toda e qualquer chance de obter uma boa classificação, tentei organizar um grupo virtual que tinha por finalidade compilar todas as questões de informática em concursos de nível média de uma determina banca em concursos dos últimos dois anos. Claro que o projeto não decolou por conta do grande tempo necessário para concluí-lo, esforço necessário e, claro, necessidade de revisão redundante das respostas para evitar que as mesmas estivessem erradas.

Hoje o que não falta no mercado editorial voltado para concursos públicos são livros de questões de concursos públicos. Há para todas as matérias, de todas as bancas. Tudo muito prático e tal. Mas há livros de questões e LIVROS de questões. Este título que indicamos é um desses LIVROS, ou seja, é algo além dos demais livros de questões por três características muito importantes:

1 - Tem o selo da Editora Campus Concursos, ou seja, sinônimo de altíssima qualidade editorial;

2 - Tem como autor/organizador o professor Reynaldo Telles, consultor em Informática para concursos pelo site www.rtell.com.br e professor de cursos de preparação para concursos públicos no Rio de Janeiro, como Degrau Cultural e Aprimore Concursos. É pós-graduado em Análise de Sistemas pela Uneb – DF. Foi Instrutor de Informática para Cursos na Marinha de Guerra (CIAA) e Escola de Guerra Naval (1997-2000) – RJ; Chefe da Divisão de Análise de Sistemas do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro; e Coordenador de Informática da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República - DF (1994-1997).

3 - Esse não é um simples livros de questões no tradicional estilo questões, gabarito e "você se vire para descobrir porque a resposta é certa ou errada", ou seja, uma mera compilação de questões. Esse é um livro com "mais de 700 questões simuladas com comentários e gabarito".

Para melhorar ainda mais as coisas, esse livro traz capítulos específicos com questões de programas do famoso pacote de programas livros BrOffice, cada vez mais cobrado em concursos públicos. Um diferencial que vale ouro, acreditem.

Depois de estudar muito bem a teoria, esse é "O livro" para exercitar seus conhecimentos. Um livro de ótima qualidade tanto em termos de conteúdo quanto em termos de papel, formatação fonte, impressão e capa. Vale cada centavo do investimento, podem acreditar.

———«»———«»———«»———

Você se interessou por algum desses livros? Então não compra em outro lugar que não na Livraria Última Instância. Aguarde alguns dias que logo você encontrará aqui promoções incríveis para esses livros. Vão pela gente, vale a pena esperar!

———«»———«»———«»———


3 Response to "MATÉRIA ESPECIAL - Informática para concursos públicos"

  1. Raquel says:

    Charles, que capricho ficou a matéria! Parabéns pelo especial!

    Raquel Monteiro
    Concurseiro Solitário

    Fontenele says:

    Realmente, essa matéria especial sobre informática, vai servir de referência para muitos concurseiros que procuram uma fonte segura de pesquisa.

    Yasmin Vilar says:

    Olá, vocês indicam algum material que tenha Linux ou Vista? Já que a maioria dos concursos agora tão sempre cobrando um desses dois.
    obrigada.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards