MATÉRIA ESPECIAL - Informática para concursos públicos

PARTE II

Na última parte dessa matéria especial inicio os trabalho com um pedido de desculpas. Havíamos planejado incluir a resenha de um livro específico de BrOffice da Editora Campus, mas , infelizmente, o pacote enviado com o livro extraviou e naõ recebemos outro a tempo para preparar a resenha. De qualquer forma, assim que o recebermos faremos um "adendo extraordinário" a essa matéria especial na seção de resenhas. Fiquem de olho!

Vamos a alguns conselhos finais e muito importantes para resover questões de informática em provas de concursos públicos.

1 - Leia atentamente as questões, afinal de contas , um pequeno detalhe aparentemente inocente pode torná-la errada. Se tiver certeza da existência desse detalhe, não perca mais tempo com a questão. Se necessário, faça desenhos e organogramas para auxiliar seu raciocínio, não tente fazer isso apenas mentalmente.

2 - Em caso de questões com figuras ou capturas de tela, observe atentamente essas figuras, todos os ícones, textos, mensagens da barra de status, barra de títulos, ou seja, absolutamente tudo, afinal de contas, cada detalhe pode ser a diferença entre a questão estar certa ou errada.

3 - Não é de hoje que há uma tendência das bancas de concursos públicos de classificar candidatos que possuem uma visão ampla dos fatos, misturando, assim, várias matérias numa mesma questão. Não é raro de uma questão de informática parecer de português e uma de português parecer de informática, ou até mesmo uma questão jurídica em plena prova de informática ou um termo aritmético equivocado numa questão de Excel. Portanto, todo cuidado é pouco.

Pois bem, que tal agora alguns conselhos de um verdadeiro mestre nessa matéria? Então leia agora um artigo escrito pelo professor da matéria e autor do excelente livro "Informática para concursos" da Editora Método, resenhado na segunda parte dessa matéria especial, Rodney Idankas.

Pessoal do blog, saudações!

É um imenso prazer que inicio minha jornada neste tão conceituado e visitado blog direcionado para concursos públicos. Sabe qual é meu desafio? Tentar convencê-lo que a informática é uma disciplina fácil de passar em concursos públicos!

Claro que essa afirmação não é apenas marketing de professor de cursinho, não de minha parte, com certeza. Passar em informática é fácil e meus alunos acreditam nisso, aliás, sempre são aprovados!

Sou professor de cursinho há pelo menos 05 anos e percebo que as provas de informática são plenamente previsíveis. As diversas bancas de concursos públicos (CESPE, ESAF, FCC, VUNESP, CESGRANRIO, FUNRIO etc.), por serem tradicionais, costumam apresentar questões extremamente semelhantes (e muitas vezes até questões iguais!).

Um ponto importante, na hora de seu estudo, é que você não pode pensar que será cobrada a informática que é usada no seu dia a dia. (Quantas e quantas vezes, os alunos perguntam sobre teclas de atalho!)

Às vezes, a disciplina de informática é cobrada de forma conceitual e aí, fica mais fácil ainda acertar as questões apresentadas...

Meus amigos concurseiros: é muito importante você focar seus estudos em determinados cargos/empregos públicos ou bancas. Assim, sua chance de aprovação aumenta muito.

Por exemplo, caso queira seguir uma carreira fiscal, os pontos e as provas de informática da ESAF são mais que suficientes para estudar para esse cargo! Isso é válido para todo o Brasil, acredite!

Vejo muitos candidatos que reclamam da informática em provas de concursos públicos, dizendo que o solicitado é somente para peritos, que o que cai é algo para “Bill Gates” e assim vai... Bem, o que eu digo disso? Que eles não sabem o que estudar, aliás, que não sabem estudar e para justificar “os fracassos” acabam descobrindo um bode espiatório, qual seja, a “pobre” informática.

Reconhecer que precisa estudar informática como qualquer disciplina é o primeiro ponto para iniciar seu sucesso. Informática é como Língua Portuguesa, estuda-se e não se chuta as respostas de questões!

O difícil seria “o como estudar”? Digo que isso é mais fácil, muito mais fácil mesmo!

Como em qualquer ramo de atividade, existem bons e maus profissionais. Bons e maus professores. Assim, procure conhecer um bom cursinho, um bom livro, um bom professor, um bom blog na internet para direcioná-lo em seus estudos de informática, dessa maneira, o estudo torna-se simples e leve.

Mais uma dica importante: depois de ter estudado os principais pontos da disciplina de informática, procure e faça exercícios de provas anteriores. Seja humilde e aceite as “nossas explicações” de professores! As explicações e teorias ajudam em muito a responder as questões de provas!

Agora, sabe por que entendo que cai questões de informática em provas de concursos públicos? Porque é fundamental que o novo servidor ou empregado demonstre e tenha conhecimento da modernidade, que esteja atualizado com os nomes e tecnologias atuais, afinal, o serviço público deve se modernizar, deve prestar o melhor serviço à comunidade etc. e com a tecnologia da informação, aumenta a sua eficiência da máquina pública, ou não?

Pessoal, faça da informática sua aliada para as provas de concursos públicos e explore mais conhecimentos, afinal, a informática é o ponto que elimina candidatos e qualquer pontinho a mais nesta disciplina te ajuda na colocação final das provas!

Bons estudos!

Prof Idankas

E as participações especiais de hoje não ficam por aqui. Temos também a participação especialíssima de nossa colunista Raquel Monteiro, que vem estudando informática com mais intensidade depois que resolvel prestar concursos que não são militares. Ela preparou uma resenha sob a ótica do novato na matéria do também ótimo livro introdutório "Informática Básica" de Renato da Costa e Robson Áquila da Editora Impetus. Vejamos.


Informática Básica
Autores: Renato da Costa, Robson Áquila
Editora: Impetus
Edição: 1ª edição, 2009, Rio de Janeiro
Páginas: 320
ISBN: 978857626360-9

Eu sei muito pouco sobre informática para concursos e resolvi, como a grande massa, prestar o concurso do MPU. Apenas sei usar o computador e, constantemente, aprendo coisas básicas como teclas de atalho e sempre fico surpreendida.

Dia desses, Charles teceu comentários a respeito deste livro e lançou-me o desafio de também estudar pelo mesmo. Afinal, eu sou uma dummie* no assunto e estou precisando aprender a dominá-lo. Assim, poderemos saber mesmo se o livro é bem didático como se propõe ser.

Renato da Costa é dono de um imenso e respeitável currículo, dentre o qual se destaca a aprovação no concurso do Magistério da Marinha do Brasil e no concurso de Investigador da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Palmas para ele! Além desses belos resultados, o autor leciona em diversos cursos cariocas voltados para concursos.

Robson Áquila é autor de diversas obras voltadas para o estudo da informática para concursos. Além disso, também é professor de diversos cursos com a mesma ênfase. Enfim, um profissional que sabe do que trata.

Vamos às minhas impressões! À primeira vista, achei o número de páginas completamente viável para a preparação deste concurso que vai ser carnificina total!!!!

A capa dele é flexível, mas resiste aos nossos ímpetos estudantis. As páginas, por sua vez, não são transparentes, o que nos permite fazer observações e marcações luminosas com canetinha no mesmo.

Graficamente, achei o livro bem explorado, pois os autores exploraram bastante a memória visual dos leitores. As letras têm um tamanho médio, com títulos em negrito. Há muitas gravuras expalhadas pelas páginas do mesmo em preto e branco. A razão da escolha por somente essas cores eu creio que seja o barateamento do custo de produção. Afinal, esses valores são repassados aos compradores. E a editora sabe que os concurseiros não podem despender de muito dinheiro para comprar livros.

Em relação ao conteúdo, tenho diversos elogios a fazer. O primeiro deles é em relação à curiosidades do universo digital, sempre tendo em vista o que cai em prova. Em diversas passagens, Renato e Robson tecem comentários a respeito da incidência de certos assuntos nos concursos.

Outro aspecto interessante foi a abordagem bastante focada nos conceitos e nas teclas de atalho, o que demonstra a experiência adquirida ao longo dos anos na área concurseira. Não se perde tempo com o que não cai nas provas.

Simplesmente amei a seleção de questões e a forma como são propostas. Isso porque as respostas, todas comentadas, às mesmas não ficam logo abaixo do enunciado. Gostei justamente por não ter de passar pelo desconforto de cobrir com papel, o que faz com que este corra e eu veja a resposta sem querer. Prevendo esse tipo de situação, os autores colocam o gabarito na nota de rodapé, indicando com a numeração “resposta 1”, “resposta 2” e assim por diante.

Eu estudei o capítulo referente ao Windows XP e pretendo ler o livro todinho, pois serve mesmo para a preparação para o concurso do MPU. Ele abrange a maior parte do conteúdo programático constante do edital.

Cabe ressaltar que, segundo informações da editora Impetus, está no forno uma 2ª edição deste livro. Para a segunda edição haverá atualizações e o nome da obra passará a chamar “Informática para Concursos” e será inserida na Série Impetus Concursos. Com isso, leitores, quando buscarem esta obra nas livrarias, vocês não a encontrarão mais com este nome, e sim como “Informática para Concursos”. Como o livro é voltado para concurseiros, nada mais natural que seu nome reflita isto. Por isso, a editora achou por bem mudar o nome do livro.

*Dummie: expressão inglesa que indica burrice ou desconhecimento em algum campo do conhecimento.

Resumo da Ópera - Quanto ao desafio lançado, posso dizer que a missão do livro está cumprida. As questões selecionadas são muito boas até para os concurseiros experts. É perfeito para estudantes incipientes no tema como eu.

———«»———«»———«»———

Como bem disse o Prof. Idankas, estudar informática através de questões de concursos passados de provas elaboradas pela banca que se vai enfrentar é de suma importância, visto que as questões se repetem, senão similares, muitas vezes idênticas. É aí que entram três ótimos títulos da Editora Ferreira. Vejamos.

Informática Cespe / Unb
Autor: Manuel Martins Filho
Editora: Ferreira
Edição: 2ª edição, 2009, Rio de Janeiro
Páginas: 144
ISBN: 978857842060-4

A proposta desses livros de informática da Editora Ferreira é muito interessante. Além do diferencial de trazer questões da matéria cobradas em concursos públicos, as respostas não se limitam a uma transcrição das respostas do gabarito final e oficial de tais concursos públicos. Não, esse livro vai além.

O que você acharia de um livro de informática que trouxesse nada mais nada menos que 19 provas de informática de diversos concursos públicos, completas, com todas as questões resolvidas e devidamente comentadas? Sim, é isso que você encontrará nesse livro.

Nesta obra o autor comenta TODAS as questões que foram cobradas nas seguintes provas:

- Delegado/Polícia Federal Regional/2004;
- Escrivão/Polícia Federal Regional/2004;
- Delegado/Polícia Federal Nacional/2004;
- Agente/Polícia Federal Nacional/2004;
- Escrivão/Polícia Federal Nacional/2004;
- Escriturário/Banco de Brasília/2005;
- Escrevente/TJ-BA/2005;
- Analista judiciário/Área Administrativa/TRT da 16ª Região/2005;
- Auxiliar administrativo/TJ-PA/2006;
- Técnico administrativo/Anvisa/2007;
- Assistente administrativo/Polícia Civil - PA/2007;
- Analista judiciário/TRE-RJ/2007;
- Agente/Polícia Rodoviária Federal/2008;
- Administrador/Ministérop do Trabalho/2008;
- Escriturário/Banco do Brasil/2008;
- Entre outras.

Informática - Esaf
Autor: Manuel Martins Filho
Editora: Ferreira
Edição: 3ª edição, 2010, Rio de Janeiro
Páginas: 280
ISBN: 978857842099-4

Mas o CESPE com suas questões de "certo ou errado" é uma exceção entre as bancas, que costumeiramente cobram questões do tipo "cinco alternativas". Mas Manuel Martins Filho, o autor, e a Editora Ferreira pensaram nisso e também lançaram o mesmo livro com questões da temida ESAF.

"A Escola de Administração Fazendária ESAF é responsável pela organização de alguns dos principais concursos de âmbito nacional, inclusive para auditor-fiscal e analista-tributário da Receita Federal do Brasil. Suas provas exigem um elevado grau de adestramento, uma vez que as questões tendem a apresentar textos excessivamente longos e muitos cálculos para serem feitos dentro de um período curto de tempo. Portanto, a quem pretende participar de concurso organizado pela ESAF, é aconselhável resolver à exaustão as provas aplicadas por ela em concursos anteriores."

Nesse outro título o concurseiro encontrará nada menos de 22 provas dos principais e mais concorridos concursos tradicionalmente organizados pela ESAF. Cada prova tem TODAS as questões devidamente respondidas, não apenas apontando e comentando a alternativa correta, como também porque as outras alternativas estão erradas!

———«»———«»———«»———

Informática FCC
Autor: Maurício Bueno
Editora: Ferreira
Edição: 2ª edição, 2010, Rio de Janeiro
Páginas: 144
Formato: 17 x 23 cm
ISBN: 978857842109-0

"As provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas - FCC, uma das principais instituições organizadoras de concursos do país, seguem um padrão que é caracterizado por textos claros e objetivos e poucas questões passíveis de anulação. Como consequência, a tendência é que haja um elevado índice de acertos entre os classificados nos certames organizados pela FCC".

É exatamente por issso que se deve ter cuidado extra ao estudar para concursos organizados por essa também famosa banca de concursos públicos, especialmente para informática. E não há melhor forma de fazer isso que aliando um bom livro teórico a esse título que traz devidamente resolvidas e comentadas todas as alternativas de todas as questões das seguintes provas:

- Técnico de Enfermagem/TRE-RN/2005;
– Analista Judiciário/Área Judiciária/TRE-AP/2006;
– Analista Judiciário/Área Administrativa/TRE-AP/2006;
– Técnico Judiciário/Área Administrativa/TRE-AP/2006;
– Analista Judiciário/TRE-SP/2006;
– Escriturário/Banco do Brasil (MT/MS/TO)/2006;
– Advogado/CEAL (Cia. Energética de Alagoas)/2005;
– Analista Judiciário/Área Administrativa/TRE-RN/2005;
– Assistente Comercial/CEAL (Cia. Energética de Alagoas)/2005;
– Auxiliar Técnico/CEAL (Cia. Energética de Alagoas)/2005;
– Técnico Industrial/CEAL (Cia. Energética de Alagoas)/2005;
– Assistente de Defesa Agrícola/ Secretariade Estado do Maranhão/ 2005, entre outras.
– E outras tantas mais.

Faz-se, finalmente, necessária a apresentação dos autores desses livros. Os dois primeiro foram escritos por Manuel Martins Filho, engenheiro de produção, mestre em engenharia de sistemas e computação, além de doutor em inteligência artificial, ambos pelo Coppe/UFRJ. Analista de sistemas do Serpro/MF. É também professor de matemática, estatística e informática em universidades e nos principais cursinhos para concursos públicos do Rio de Janeiro. O terceiro livro é de autoria de Maurício Bueno, graduado em Programação de Computadores pelo IBPI e em Análise de Sistemas pela FESP/RJ. Também é professor de informática há mais de 20 anos e ministra aulas da matéria em diversos departamentos da Marinha do Brasil e também nos melhores cursinhos para concursos do Rio de Janeiro. Ou seja, ambos estão mais do que gabaritados para terem escrito tais obras.

Esses livros da Editora Ferreira são simplesmente INDISPENSÁVEIS para o estudo de qualidade do concurseiro sério e são recomendadíssimo. Realmente valem o investimento, cada centavo. Eu, particularmente, não os conhecia até então e posso afirmar com toda certeza de que com eles meus estudos de informática para concursos públicos se tornou muito melhor e mais eficiente!

———«»———«»———«»———

Resumo da ópera - Espero que essa matéria especial de informática seja útil para vocês, concurseiros leitores do blog. Ao longo das três parte dessa matéria procurei reforçar a necessidade de estudo sério e orientado da matéria, que é deixada meio de lado por muitos concurseiros que assim perdem pontos preciosos em provas de concursos públicos. Não é difícil estudar a matéria quando se tem o material de estudo mais indicado, e essa indicação foi feita ao longo da matéria. Agora que você sabe que a tem de estudar, como a estudar e com que material a estudar, você não tem mais desculpas para não estudá-la com a seriedade que merece e não errar mais questões de informática nos concursos públicos que prestarem!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você se interessou por algum desses livros? Então não compra em outro lugar que não na Livraria Última Instância. Aguarde alguns dias que logo você encontrará aqui promoções incríveis para esses livros. Vão pela gente, vale a pena esperar!

———«»———«»———«»———



0 Response to "MATÉRIA ESPECIAL - Informática para concursos públicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards