Não queira ser chamado antes da hora

O Concurso Público traz muitas lições. Não entendemos muitas vezes a razão da demora de passarmos ou simplesmente de alcançarmos a aprovação, contudo, não sermos convocados rapidamente. Por que será? Refletindo sobre tal fato da vida creio que conclui por um motivo muito forte, o qual já foi abordado diversas vezes no nosso querido Blog: o viver do ser humano tem sido à velocidade da luz.

Já pararam para analisar o quão acelerada está a sua vida? Não se atenha somente àqueles dias que não passam, em virtude de você estar desanimado com algum resultado em determinada prova, ou em razão de se cansar da mesma rotina de estudos...Pense no todo, e não no particular.

Uma prova da velocidade com que tudo ao nosso redor tem girado é a informática. Não conheço muito deste assunto, mas uma coisa se nota ao longe: a rapidez com que componentes se tornam obsoletos. A coisa mais difícil hoje é manter um PC atualizado por mais de três anos.

E os celulares? Em um dia ele é “o” aparelho. Em outro, não vale mais nada. Totalmente desvalorizado.

A Internet também tem trazido tantas informações que em questão de horas há um grave perigo de você estar totalmente desatualizado com o que ocorre no mundo. E o homem?

O homem tenta acompanhar toda essa evolução (ou seria retroação?), querendo transformar os sentimentos, a maneira de tratar as pessoas na mesma velocidade. Namorar para quê? Demora muito. O negócio é ficar. Aproveitar. Poder ter o quanto puder!

Entretanto, você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com concursos? Tudo!

Como afirmei, a nossa tendência é em todas as atividades de nossa vida, e isso inclui a nossa luta particular nos concursos, “ajustar” o pensamento para tentar aplicar essa velocidade da luz a tudo, inclusive a demorada e dolorosa espera na fila dos certames.

Todavia, uma vez escrevi no Blog que o concurso público tem uma lógica toda própria, e isso se aplica ao tempo que leva para você ser aprovado e chamado para trabalhar no concurso público.

Não sei se você acredita que há alguém ou algo que cuida do dia-a-dia deste nosso planeta chamado “Terra”. Independente da sua religião ou do seu credo torça para que quando você for chamado para atuar no serviço público deste país que seja na hora certa, qual seja, quando você estiver pronto para tal responsabilidade. Para facilitar a sua compreensão do que falo, tomo como exemplo o meu, pois aprendi que tudo, absolutamente tudo, ocorre na hora certa, se você souber esperar.

Eu trabalhei por muito tempo na advocacia do meu pai. Lá eu fazia de tudo um pouco, porém a área em que mais advogava era a criminal. Detalhe: eu não ganhava em espécie para tanto, mas ele me dava tudo o que eu precisava e sou muito grato e privilegiado por poder ter o auxílio e o cuidado dele por todo este tempo.

Havia uma atividade que eu odiava com todas as minhas forças: fazer audiências trabalhistas. Eu simplesmente repudiava toda e qualquer solenidade que havia conexão com o direito laboral. Pois bem, mal sabia eu que isso seria IMPRESCINDÍVEL para a minha atuação na autarquia federal que me encontro hoje.

Umas das primeiras atividades que me deparei logo quando entrei (coisa de uma semana depois de ter sido admitido), era realizar uma audiência trabalhista. Meus amigos, se eu nunca tivesse posto meus pés em um Fórum Trabalhista como fiz por diversas vezes quando ajudava meu pai, isso seria muito desesperador. Resultado: como já havia feito várias audiências trabalhistas aquela fora somente mais uma. Por que isso foi tão importante? Lembro-os que me encontro atualmente em período de experiência, o que significa que posso ser mandado embora sem ao menos necessitar de motivação e fundamentação para a minha despedida. Imaginem se eu estivesse totalmente “virgem” na justiça trabalhista? Eu poderia conter meu nervosismo e fazer a audiência de maneira controlada? Sim, claro que sim. Mas quem garante que isso ocorreria?

A experiência foi essencial para me manter calmo e concentrado, de tal forma que a audiência foi um verdadeiro passeio. Foi muito importante este contato anterior, mesmo que contrária a minha vontade. Hoje entendo porque demorou um ano para eu ser convocado.

Além disso, agradeço também por ter se prolongado a minha convocação, apesar de anteriormente não entender, porque quando ocorreu eu já estava muito mais amadurecido no Direito e também na vida, pois há uma responsabilidade enorme quando se trabalha em um órgão público. Mas o que foi mais difícil ainda foi ter que cuidar da minha área (trabalhista) totalmente sozinho, pois minha colega havia saído de férias.

Pessoal, fico imaginando hoje o que teria acontecido se eu não tivesse passado por tudo que vivenciei antes de ser empregado público. Provavelmente eu teria muitas, mas muitas mais dificuldades. Na verdade, acredito que não teria bagagem o suficiente para ser aprovado com uma nota tão boa na minha primeira avaliação e, quiçá, na segunda que virá ainda.

Resumo da ópera - Eu aprendi a raciocinar, a ser grato por tudo que tenho, agradecer por ter forças para lutar todo dia por uma condição melhor ainda a qual me encontro. Eu não sei as suas dificuldades, não sei se você teve chances nesta vida de ser alguém ou estudar, mas eu sei de algo: se o seu Criador te deu a oportunidade de viver e estar hoje nesta terra, acredite que há algo guardado para você. Basta você caminhar e trabalhar para atingir o seu alvo, lenta ou rapidamente, não importa, mas sempre compreendendo que se a sua vitória total ainda não ocorreu é em virtude de um motivo muito relevante; aguarda e deixe que sua hora chegue. Afianço-te: VOCÊ NÃO SE ARREPENDERÁ!

Jerry Lima, um Concurseiro Concursado Profissional.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




11 Response to "Não queira ser chamado antes da hora"

  1. Vivi says:

    Olá, gostei muito da rádio de vocês. O entrevistado que falou sobre a necessidade de deixarmos o passado e focarmos no presente, quem é? Não consegui compreender o nome e gostaria de ler e ouvir mais sobre as ideias dele, porque me interessei bastante. Sofro muito com o medo de nunca conseguir passar em concurso nenhum, apesar dos esforços. Ele já escreveu sobre o assunto outras vezes? Gostaria de saber mais sobre o tema que ele propôs. Obrigada

    Vivi says:

    Sou atéia, não acredito que uma força superior cuide de nós. O lado ruim é que, para os ateus, estamos sós no Mundo, dependendo apenas de nós mesmos e da sorte. O lado bom é que não temos ilusões. Estudo para concurso de analista judiciário de tribunais e ainda não consegui passar. Gostaria de sugerir mais entrevistas com os aprovados. PS: Estou querendo comprar a apostila do Ponto dos Concursos para o cargo de analista Processual (MPU) e gostaria de saber a opinião sincera de vocês, pois o material é caro. Vale realmente a pena? O material é de boa qualidade?
    Um abraço e parabéns pelo excelente blog!

    Unknown says:

    Um conforto para uma alma ansiosa.. Sou uma das concurseiras que necessita completar os tais 3 anos de experiência para o ingresso em determinados concursos do Judiciário. Essa é a prova de que tentar correr contra o tempo é uma grande bobagem. O problema maior é a ansiedade a ser controlada.
    Adorei o artigo, muito bom mesmo!
    Abraços,

    Jerry, primoroso seu artigo de hoje! Estou nessa luta há 8 anos, e inúmeras vezes me questionei sobre a tal da "demora". Se tivesse passado lá em 2002, acredito que não teria aguentado o baque do serviço público e literalmente "pedido para sair". Reforço essa opinião com um ensinamento de Eclesiastes, livro da Bíblia: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". Abraços!

    Sei de uns candidatos aprovados num desses concursos de Segurança que tão rezendo pra não serem chamados em agosto. Isso mesmo! Como??, perguntaria os mais curiosos, já que tudo o que mais se deseja é de um dia tomar posse. Ocorre que, uma das exigências, é ter a formação em qualquer curso superior e alguns não concluíram, então, se forem chamados, ñ poderão tomar posse.
    Como diz o ditado: tem horas que a pressa é inimiga da perfeição.

    Muito bom esse seu texto! Parece que foi feito pra mim! hehehe.
    Obrigado!

    Eric Gerhard says:

    Fabuloso, Jerry.

    Um homem de sucesso jamais se arrepende ou se amargura do que fez. Pelo contrário, usa tudo o que passou como elementos poderosos de gerar mais recursos e mais resultados para sua vida.

    Você é um excelente exemplo a todos aqui.

    Muitas felicidades.

    Unknown says:

    Nossa pessoal! Fiquei muito surpreso com a quantidade de pessoas que gostaram do texto. É realmente um privilégio imenso escrever para vocês!
    Muita força e sigam firmes!
    Abraços!

    Jerry Lima

    Raquel says:

    Jerry, que texto maravilhoso. Tenho lido coisas belas e úteis em nosso querido blog, mas as suas palavras foram iluminadas! Parabéns!

    Fico feliz mesmo por você ter voltado.

    Um abraço,
    Raquel Monteiro

    D'Muller says:

    Jerry, vc me conhece é?rs...
    Parecia que estava falando diretamente pra mim olhando aos meus olhos!!
    Muito Obrigada mesmo....
    Fez diferença!

    Unknown says:

    Querida Raquel, nunca estive fora deste maravilhoso e incomparável Blog! Sempre permaneci onde tive o privilégio e a honra de começar...fico muito feliz mesmo de ver essa aceitação tão grandiosa do meu texto. Agradeço de coração as palavras!

    Jerry Lima

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards