RESENHA – “AFO: Administração Financeira e Orçamentária” de Sergio Jund

Hoje trazemos para vocês, concurseiros leitores, a resenha de um livro que indicamos fortemente para quem vai prestar o concurso do MPU, um dos melhores títulos de Administração Financeira e Orçamentária que já tivemos o prazer de utilizar para estudar.



Autor: Sergio Jund
Editora: Campus
Páginas: 561
Edição: 4ª edição, 2009, Rio de Janeiro
ISBN: 978853523581-4

Lembro-me muito bem da primeira quando pela primeira vez em minha vida tive contato com uma matéria que me pareceu um tanto exótica apesar de minha formação universitária como Economista, “AFO – Administração Financeira e Orçamentária”. De cara o nome assusta, pela mente desfilam pensamentos do tipo “estou ferrado para estudar isso”. Engana-se o concurseiro que pensa isso, uma vez que a matéria estuda nada mais nada menos que o cerne da administração pública, o processo de elaboração do orçamento públicos, os lançamentos relacionados e a famosa Lei de Responsabilidade Fiscal.

O livro ora resenhado trata exatamente desse assunto, como já bem diz seu título. O que diferencia esse livro de outros que tratam do mesmo assunto, entre outras coisas, é seu autor. Sergio Jund é Mestre em Administração pela FGV/EBAPE, bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Auditoria Interna pelo AUDIBRA/UNESA, atuou como Auditor independente em empresa multinacional de auditoria, Auditor Interno e Contador em Órgão Público Federal e foi aprovado em 1º lugar em Concurso Público de âmbito nacional para o cargo de Auditor Interno em Empresa Pública Federal. Enfim, o autor é um especialista em AFO, tanto em sua aplicação quanto em seu ensino. Portanto, quem aprende a matéria com esse autor, está aprendendo-a com um mestre no assunto.

Num primeiro momento esse livro pode assuntar, por tratar-se de um respeitável volume de capa dura com 561 páginas. Não deixe, porém, as aparências o enganarem. Por tratar da matéria que trata, esse livro é até compacto. Já vi por aí livros muito menos práticos de estudar com mais do dobro do número de páginas! Em termos de qualidade de impressão, do papel, da encadernação, enfim, não há outra coisa a dizer que não que esse livro foi feito com extrema qualidade e para durar. É um livro preparado para acompanhar as andanças, “abre e fecha” dos estudos para concursos públicos para vários concurseiros!

Chamo atenção para a existência nesse livro de um detalhe que pode parecer sem importância num primeiro momento, mas que acho muito “mão na roda”, trata-se da existência daquela fita fixada na costura da lombada e que serve como marcado de páginas permanente. Para um livro de capa dura e bastante volumoso quanto o ora resenha, tal fitinha é providencial, extremamente útil.

Basicamente o livro está dividido em cinco partes da seguinte forma:

Parte 1 – Administração e Finanças Públicas

Essa parte introdução a matéria ao concurseiro, dando noções básicas de Administração Pública, mostrando como os diversos ramos do Direito se relacionam com a Administração Pública, a relação do Estado com as Finanças Públicas, enfim, a base conceitual para o pleno entendimento da Administração Financeira e Orçamentária.

Parte 2 – Gestão Orçamentária e Financeira

Nessa parte o concurseiro aprenderá em detalhes o que é o Orçamento Público, o famoso SIAFI (Sistema Federal de Planejamento e Orçamento), o que são créditos orçamentários, receita e despesa públicas, bem como compreender como se dá a classificação das mesmas, o gerenciamento de crédito público e endividamento, subvenções e transferências de recursos. Ao final entenderá em pormenores como se dá a execução orçamentária e financeira do governo.

Parte 3 – Controle e Avaliação das Contas

Nessa parte, por sua vez, o concurseiro estudará um aspecto muitíssimo importante da AFO, que é como se dá a contabilidade pública, como são ordenadas as contas do governo no SIAFI e, principalmente, o processo de levantamento e prestação das contas governamentais, seu controle e avaliação, assim como a responsabilidade dos gestões de dinheiros públicos.

Parte 4 – Provas e simulados

Para finalizar, nada melhor que muitas questões e simulados para fixar a matéria e exercitar os conhecimentos.

Particularmente gostei muito desse livro. Bem organizado, bem estruturado, escrito com uma linguagem acessível e clara. Tudo isso torna o livro muito prático de ser utilizado para estudo da matéria de Administração Financeira e Orçamentária, uma vez que o autor não cai na armadilha de complicar demais o que não precisa ser tratado de forma tão complicada e/ou densa.

Tomemos, por exemplo, o capítulo que trata de um assunto cobrado exaustivamente em concursos públicos das áreas administrativa e fiscais, sejam para cargos de nível superior ou médio, trata-se da famosa “Execução orçamentária e Financeira”. Tal tópico está longe de ser complicado ou por detalhado, mas já o vi ser tratado de forma absurdamente obscura e por demais aprofundada em muitos livros. Nessa obra, no entanto, temos o assunto muito bem explicado em apenas treze páginas!

É fato que alguns tópicos e/ou sub tópicos são muito melhor explicados e entendidos com o auxílio de tabelas, esquemas gráficos, gráficos e desenhos. É o caso de AFO (Administração Financeira e Orçamentária), onde o uso inteligente e bem planejado de organogramas bem construídos potencializa o entendimento de mecanismos que demandariam algumas dezenas de páginas para serem explicados somente com palavras. O autor dessa obra sabe muito bem como lançar mão desses organogramas bem construídos. No capítulo dedicado à “Execução orçamentária e Financeira”, por exemplo, o autor usa de três deles para explicar mecanismos estratégicos para o entendimento do tópico, os quais podem depois ser usados pelo concurseiro para relembrar o que foi estudado. Simplesmente excelente.

Chamou-me atenção também o modo como o autor lança mão de artigos de diplomas legais pertinentes para explanar muitos pontos da matéria, algo muito pertinente e que serve como diferencial para o concurseiro, principalmente em concursos onde a matéria será cobrada em questões discursivas.

Algo muito bom nesse livro é a existência ao final de cada capítulo de uma bateria de questões específicas do que foi estudado e que foram cobradas em diversos concursos públicos de anos anteriores, todas devidamente gabaritadas no final do livro. E não são poucas questões, não. Em média entre 30 e 50 questões. O gabarito também traz um diferencial, a indicação de onde a justificação da resposta poderá ser encontrada, se na doutrina ou em algum diploma legal, no segundo caso sendo indicado o artigo, parágrafo e inciso pertinente.

Ao final do livro temos três “extras”. Um conjunto de provas simulados formadas por um apanhado variado de questões de diversos concursos públicos, além de provas de AFO de diversos concursos públicos de 2006 a 2009, tudo gabaritado e fundamentado. Muito útil. Há também a transcrição das leis 4.320 e LC 101, que não considero tão útil visto que depois de alguns meses podem se mostrar desatualizadas, sendo mais indicado baixar a versão atualizada de tais leis do site do Planalto. Finalmente há uma extensa indicação bibliográfica que serve de indicativo de quais outros livros são passíveis de uso para o estudo da matéria.

Quando o assunto são questões gabaritadas para exercitar e fixar os conhecimentos de determinada matéria, a coisa é complicada. O que não falta por aí são questões com respostas erradas, algo que tem grande potencial de atrapalhar e muito os estudos do concurseiro. Em se tratando de um livro de excelente qualidade editado por uma das melhores e maiores editoras do país, e obra de um autor renomado, então não há com o que se preocupar, o que é o caso deste livro.

E esse livro pode ser usado para estudar para o concurso do MPU 2010?”, devem estar se perguntado muitos de vocês, leitores. Sim, com toda certeza, não somente pode ser utilizado como deve ser uma das primeiras escolhas de bibliografia, uma vez que o autor escreveu tal título pensando em concurseiros que disputam vagas em concursos de alto nível como TCU, MPU, CGU e SEFAZ. Portanto tal livro é indicadíssimo.

Resumo da ópera – Se você procura um ótimo livro de AFO (Administração Financeira e Orçamentária), que seja completo, tranquilo de estudar e sem complicação, então você precisa investir na compra desse título, um dos melhores que já encontrei da matéria e que recomendo sem medo de errar.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

Para facilitar sua vida, já que sabemos que grana de concurseiro é para lá de contada e que bons livros para estudar para concursos públicos sofrem uma variação de preço muito grande dependendo de onde são vendidos, sugerimos dois lugares para você comprar esses livros.

Um deles é através loja virtual
da própria editora (clique na imagem abaixo):





E outro é na excelente livraria especializada em concursos públicos e livros jurídicos Última Instância, que agora é parceira do blog (clique nas imagens abaixo):




———«»———«»———«»———

G A N H A D O R E S
(Parte 2)



Promoção Videoconcurseiro

E os vídeos que deram aos seus autores nada menos que 05(cinco) livros de concursos públicos que eles mesmos escolheram dentre uma lista de quase duas dezenas de diferentes títulos de diferentes matérias, autores e editoras foram :

AVISO - Querem ganhar livros do blog também? Então participem das nossas promoções, afinal de contas "quem não arrisca não petisca".




———«»———«»———«»———

1 Response to "RESENHA – “AFO: Administração Financeira e Orçamentária” de Sergio Jund"

  1. Fontenele says:

    Charles, Parabéns pela ótima resenha do livro de "AFO". Apesar de nunca ter estudado essa matéria, eu conseguir, através dos detalhes abordados, ter uma boa noção do significado da mesma.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards