Sobre provas de digitação em concursos públicos

Recentemente recebos vários emails de concurseiros perguntando como é a tal prova prática de digitação que faz parte de muitos concursos públicos, geralmente para fins classificatórios. Como já fiz tal prova quando prestei o concurso para Escrevente Técnico Judiciário do TJSP (concurso que ainda não chamou praticamente nenhum classificado na circunscrição para a qual prestrei prova!), posso dar uma ideia geral como é uma prova desse tipo.

Notem, no entanto, que provas podem variar de formato, mesmo se feitas pela mesma banca. No meu caso a banca foi a Vunesp.

Basicamente a prova foi assim. Os candidatos eram levados em grupo (não me lembro direito, mas acho que de 20 pessoas) para uma sala onde os computadores estavam dispostos voltados para as paredes. Se não me falha a memória, foi pedido que entrássemos com o número de inscrição numa tela que já estava ativada no computador. Então essa tela era substituída por outra tela onde havia como que uma caixa de digitação de texto quase que do tamanho total da tela, sem nenhuma ferramenta de formatação. Foi-nos dado então alguns minutos para praticarmos digitando o que quiséssemos. O teclado era padrão ABNT2 (com o Ç). Então foram distribuídas folhas com um texto com o número de caracteres previsto no edital (acho que era um texto sobre meio ambiente). Ao sinal do fiscal da prova, começamos a digitar. Era possível usar o "backspace" para corrigir erros de digitação. Como digito com todos os dedos, terminei de digitar bem antes do final do tempo dado e pude revisar o texto digitado duas vezes. Quando acabou o tempo a tela com o box de digitação desapareceu, dando lugar a outra tela que se também não me engano tinham informações sobre quando seria divulgado o resultado da prova.

Resumo da ópera - Quem for prestar essa prova pode ir tranquilo que não é nenhum "bicho de sete cabeças". Basta ter calma, digitar com segurança e pronto, fez uma boa prova. Acreditem, mesmo que digitava mais devagar teve tempo de sobra para digitar bem o texto. O importante é prestar atenção para não pular linhas e palavras na hora de digitar. Quer praticar em casa? Sem problemas. Use textos de jornais online observando o que está especificado no edital do concurso para tal prova.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Sobre provas de digitação em concursos públicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards