Escolhas

Concurseiros têm de fazer escolhas todos os dias. Temos de escolher o que estudar, quando estudar, como estudar. Nossa única certeza é de que temos de estudar e porque estudamos. Esse é o tipo de coisa com que não nos acostumamos com facilidade, mas temos de fazer bem feito desde o início, uma vez que uma escolha equivocada pode nos custar muito caro, se brincar alguns meses a mais até nossa posse em cargo público.

É sabido que no processo decisórios precisamos ter em mãos o maior volume possível de informações a fim de que com base em sua análise possamos fazer as melhores escolhas. Infelizmente, muitos concurseiros se esquecem disso e tomam decisões de forma precipitada, sem reunir um mínimo de informações para orientá-los, ou seja, tomam decisões "na correria".

Outras vezes, no entanto, apesar de reunirmos toda informação possível, de tomarmos todos os cuidados e pensarmos em todas as repecursões das possibilidades com que nos defrontamos, ainda assim tomamos decisões equivocadas que não poucas vezes nos custam caro e geram arrependimento. Mais uma vez é claro que não devemos nos culpar quando isso acontece, afinal de contas, somos humanos e não conseguimos analisar tudo de forma perfeita, mas a culpa vem e vem forte.

A culpa por escolhas equivocadas assombram e perseguem muitos concurseiros. Infelizmente essa culpa alfineta mais a quem se preocupou mais e "nem faz cócegas" em quem não se preocupou nadinha de nada para se decidir. Trintes, mas é o que acontece. Isso tem a ver com o famoso "peso da responsabilidade" que inexiste em que não se preocupa com alguma coisa. No entanto não devemos e muito devemos nos culpar por decisões equivocadas que tomamos mesmo quando fazemos o "dever de casa", ou seja, procuramos nos informar o máximo possível antes de nos decidirmos.

Quando o pior acontece devemos suprimir a culpa e iniciar o processo de contenção de danos, ou seja, devemos procurar limitar os danos decorrentes das decisões equivocadas que tomamos o quanto antes. Se possível essa ação deve ser preventinha, anterior mesmo a qualquer efeito negativo passível de ocorrer.

RESUMO DA ÓPERA - A única forma de não tomar decisões equivocadas e não tomando decisões nenhuma. Como isso não é possível, o melhor que podemos fazer é procurar nos decirmos com base no maior volume de informações que possamos reunir, as quais, claro, deverão ser devidamente analisadas, e quando o pior acontecer, quando nossas decisões acabarem sendo erradas ou até não tão boas, devemos encarar o fato com coragem e lidar com a situação da melhor forma possível.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Oi, Gente!

Transformei a minha casa em ponto de coleta de mantimentos e outros intens básicos de sobrevivência para as vítimas da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Quem puder colaborar, por favor entre em contato comigo pelos telefones (21) 2616-0262 e (21) 8797-2777.

Irei levar tudo para o corpo de bombeiros no sábado provavelmente.

Abs!!!!

Eric Gerhard

———«»———«»———«»———

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



1 Response to "Escolhas"

  1. Unknown says:

    Acredito que a melhor forma de tomar uma decisão equivocada é "não tomar decisão nenhuma", afinal ao "não tomar decisão nenhuma" já se toma uma decisão. Ratificando o acima exposto, precisamos ter em mente é que o erro vai acontecer e, portanto, devemos nos prevenir dos efeitos prejudiciais que nós mesmos nos impomos em consequência.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards