Interpretação de Texto – Um desafio para o leitor contemporâneo

Concurseiros, antes de começarmos a falar sobre a nossa “viagem”, sugiro darem uma olhadela no Especial da Língua Portuguesa que foi dividido em 3 partes:

http://concurseirosolitario.blogspot.com/2010/07/materia-especial-lingua-portuguesa-para.html

http://concurseirosolitario.blogspot.com/2010/07/materia-especial-lingua-portuguesa-para_18.html

http://concurseirosolitario.blogspot.com/2010/07/materia-especial-lingua-portuguesa-para_24.html

Já falei com vocês também sobre a avalanche de informação aqui (http://concurseirosolitario.blogspot.com/2010/12/um-mar-de-informacao.html) e ali (http://concurseirosolitario.blogspot.com/2011/02/loucura-da-avalanche-de-informacao-ii.html)

Concurseiros, sabemos que estudar interpretação de textos é uma grande necessidade. Isso porque se trata de tema para lá de figura fácil nas provas de concursos que fazemos.

Temos consciência, também, de que uma das maneiras diretas de ter sucesso nessa matéria é fazendo muitas questões de interpretação de texto. A outra maneira é lendo. Trata-se de um meio intermediário para se exercitar tal habilidade. Podemos dizer, então, que o sucesso na interpretação de textos, geralmente, passa pela leitura e pelo treino. Com esse 2 fatores conjugados, o sucesso nesse tipo de prova será questão de tempo apenas.

Como se exercitar nesse segmento você já sabe. Não há grandes segredos. Se existir alguma dúvida sua, leitor(a) sobre isso, pode escrever para nós perguntando. Teremos grande prazer em ajudar. Agora, sobre a leitura, há diversos pontos relevantes a destacar.

Nós vivemos a era da avalanche de informação. É fato. Segundo o filósofo contemporâneo Mário Sérgio Cortella, que confirma o que estou dizendo, corremos o risco de naufragar no meio de tantas possibilidades de leitura que a internet nos oferece. Há tanta coisa para ler na internet, que se perder nesse infinito torna-se muito fácil. Por isso, sem perceber essa tendência e receando perder algum detalhe dos acontecimentos cotidianos, muitos de nós lemos demais e quase não damos conta de absorver as informações captadas. Como diz o próprio Cortella, nos falta “espanto”, pois toda novidade se torna normal demais para nós.

Indo mais além, nós tendemos a fazer tudo muito apressada e açodadamente. Isso inclui o nosso hábito de ler. Quem de nós nunca desejou aprender novas técnicas de leitura dinâmica, não é verdade? Notem que não critico os estudiosos desse segmento porque não tenho qualificação para tanto. Afinal, deve existir alguma técnica para ler rápido com eficiência.

No entanto, noto que a cobrança pela rapidez em tudo em nossas vidas, nos conduz a fazermos algumas coisas mal-feitas, como a leitura. Isso porque, quando lemos de forma apressada, muitas vezes suprimimos detalhes importante de um determinado texto. Ou então, o esquecemos rápido demais. Podemos até entendê-lo de forma equivocada.

São esses problemas de leitura que nos afetam no momento de fazer uma prova de concurso público. Afinal, se você lê um texto rápido demais, não o compreende em sua completude. Fora que pode ter suas próprias opiniões interferindo na no momento de responder as questões de interpretação/ compreensão pura, em que importa somente a visão do autor e não a do leitor. Nos casos de inferência, essas reflexões até podem ter alguma importância. Contudo, nos casos de interpretação/compreensão em que o leitor faz em confronto com as ideias do autor, isso não deve ser feito. Trata-se de um erro que faz muitos perderemos pontos preciosos nas questões de prova.

Por isso é que considero um enorme desafio, nos dias de hoje, ler um texto e não divagar, não viajar nele. Claro que, num livro de literatura, é muito agradável ler e se sentir transportar para uma outra realidade. Todavia, não é essa postura que os processos seletivos querem de nós. Assim, não é recomendável nos estudos para concursos, ler de forma excessivamente relaxada, pois pode nos custar a vaga. Não falo para ler com tensão, mas com atenção (o trocadilho ficou bom).

Resumo da Ópera – vou propor um exercício daqui para frente. Leia todos os textos, inclusive, os do blog com muita atenção. Leia um pouco mais devagar do que de costume. Mesmo que você não ganhe em produtividade de número de textos lidos, procure perceber os benefícios de ler com qualidade. Logo, você poderá notará uma evolução nas provas de interpretação de textos de concursos.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS Promo Quero ganhar Pacote 3.000 seguidores http://kingo.to/y8d P/ participar Dê RT siga @CampusConcursos e @concurseirosoli";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Interpretação de Texto – Um desafio para o leitor contemporâneo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards