quarta-feira, 4 de abril de 2012

GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 1

Bem, caros colegas, venho aqui hoje para cumprir minha promessa de ajudá-los na guerra dos concursos públicos.

Meu nome é Michel e fui aprovado em 7º lugar para Analista Judiciário Área Judiciária no TRE PE (concurso com uma concorrência monstruosa de mais de 11.000 inscritos para 10 vagas), também passei pra técnico nesse mesmo TRE em 17º lugar (havia mais de 39.000 inscritos para 12 vagas). Fui aprovado também no Tribunal de Justiça do Pernambuco em 1º lugar para Oficial de Justiça e em 2º lugar para o cargo de Analista Judiciário. Além disso, obtive a aprovação de meus sonhos no TRE CE (1º lugar para o cargo Analista Judiciário Área Judiciária e 1º também para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa).

Prometi postar os meus métodos de estudos e dar algumas dicas para os iniciantes. Esse guia é direcionado a quem está iniciando agora e ainda não sabe como estudar e nem por onde começar. Mas também pode ser usado pelos veteranos, para que eles comparem os métodos de estudo e façam possíveis adaptações.

Bem, quero atentar que não irei revelar nenhuma fórmula mágica que fará vocês serem aprovados num concurso com 1 mês de estudo, mas irei dar informações que se eu tivesse as recebido logo no início da minha preparação, eu poderia ter obtido mais rápido a minha aprovação.

Obs.: aviso que ficou bem longo, pois tentei repassar com precisão toda a minha experiência adquirida.

CONHECENDO A BANCA (FCC X CESPE)

Inicialmente, quero informá-los que meu método consiste basicamente em Lei “seca”, MUITOS exercícios e resumos pessoais. Essa metodologia foi desenvolvida para resolver provas da FCC, mas pode ser facilmente adaptada para outras bancas como o CESPE. O pessoal sempre fala que estudar pro CESPE é diferente de estudar pra FCC. Mas ao resolver algumas provas do CESPE aqui em casa, obtive resultados que superaram 80 pontos. Pra quem não sabe, superar 80 pontos numa prova do CESPE de nível superior com aquela metodologia em que questões erradas diminuem seus pontos é uma missão bem difícil.

O CESPE não faz provas tão diferentes da FCC. Eu diria até que o CESPE “copia e cola” tanto quanto a FCC. O CESPE cobra questões com prazos da mesma forma que a FCC, faz questões em que se muda apenas uma palavrinha para tornar a assertiva errada, etc. O que você deve fazer se for estudar pro CESPE é acrescentar a leitura das Súmulas e procurar se atualizar sobre as últimas decisões do STF e do STJ. A FCC também cobra Súmulas e Jurisprudências em suas provas, mas isso acontece muito dificilmente. Então, se a sua banca é a FCC, recomendo que deixe as súmulas e as jurisprudências de lado e caia de cara na leitura das leis.

Pra quem for fazer prova do CESPE, ao contrário do que muitos pensam, chute! Garanto que sua pontuação aumentará significativamente se você chutar as questões que ficou em dúvida. Duvida? Então faça um simulado do CESPE. Calcule a sua pontuação sem chutar nenhuma questão. Depois calcule a pontuação incluindo seus chutes e surpreenda-se. Sei que as erradas diminuirão sua pontuação, mas você acertará questões chutadas mais do que as errará, isso se você já domina bem o conteúdo e estudou bastante. No final das contas, o chute valerá mais a pena. Principalmente em provas em que 2 ou 4 erradas anulam uma resposta certa. Quanto a outras bancas como a ESAF, FGV e CESGRANRIO, confesso que sinto dificuldades em resolver várias questões delas. Então não posso opinar como proceder diante dessas bancas.

COMEÇANDO A ESTUDAR (A LEI “SECA”)

Estudar pela letra fria é a base para passar na FCC. Esqueça seus livros de doutrina gigantescos. Consulte-os apenas quando você não entender direito o que os artigos quiseram te dizer. Lembro que no início eu estudava Processo Civil pelo livro de Humberto Theodoro. Pra quem não conhece sua obra, o conteúdo é dividido em mais de 3 volumes com mais de 1.000 páginas cada, ou seja, jamais conseguiria aprender a tempo o necessário para passar numa prova com o edital já publicado.

Correm boatos de que a FCC está mudando, de que ela está se igualando ao CESPE e cobrando mais a parte doutrinária. Vejam só, eu já resolvi inúmeras provas da FCC elaboradas entre 2002 e 2012 e posso afirmar com propriedade que ela é a mesma do que há 10 anos. Acabei de prestar o concurso do TRE CE para analista e técnico judiciário e nada mudou, as questões ainda são basicamente sobre a letra fria da lei. No entanto, reconheço que ela agora está elaborando mais aquelas historinhas que exigem um pouco mais de raciocínio do candidato.

Para aproveitar o máximo de tempo e estudar de maneira eficiente, siga os seguintes passos:

Passo 1 - Pegue a lei atualizada e comece a lê-la. Grife os prazos, os requisitos, as proporções etc., pois a FCC adora cobrar essas coisas. Leia a lei várias vezes. Mas não leia a mesma parte várias vezes por dia. Leia repetidas vezes, mas dando um intervalo de uma semana, mais ou menos.

Passo 2 - É importante que você estude TODO o conteúdo programático previsto no edital, pois a FCC adora cobrar aquilo que todo mundo pensa que nunca será cobrado. Se nós erramos questões estudando tudo, imagine o quanto erraremos se não estudarmos o conteúdo inteiro. Então se você ainda não decorou a quantidade de vereadores por número de habitantes, recomendo que decore logo, nem é tão difícil. Eu mesmo já vi umas 3 questões da FCC cobrando isso. Óbvio que a FCC sempre cobra mais aquele conteúdo geral, que todo mundo já sabe. Mas são esses detalhes que fazem a diferença no final.

Passo 3 - Nunca, jamais e em hipótese alguma estude uma só matéria por dia. Faça isso somente se você tiver pouco tempo pra estudar naquele dia, pois também de nada adiantará você estudar 3 matérias em 2 horas. Procure estudar 2 ou 3 matérias diferentes por dia que podem ser parecidas ou não. Ex: você pode estudar num dia Penal e Eleitoral (diferentes) ou Constitucional e Administrativo (parecidas).

Passo 4 - Quanto às horas de estudo, não se preocupe se você conhece alguém que estuda 0 horas por dia e você só tem tempo de estudar 5, pois o que conta mais é a capacidade de concentração e de retenção do conteúdo lido, e isso varia de pessoa pra pessoa. Mas lembre-se de se dedicar o máximo possível, esqueça de sair nos fins de semana e feriados, prefira ficar em casa estudando. Pra quem trabalha é mais difícil, eu também trabalho, mas meu trabalho não é tão pesado quantos outros e consigo estudar umas 6 horas diárias em média Claro, tem dia que só dá pra estudar à noite quando estou em casa, mas há dias que consigo estudar 8 horas. Também não acredite em alguém que diz estudar 12 horas ou mais por dia. Se essa pessoa realmente fizesse isso, ela já teria passado em alguma prova. Sinceramente, não sei a troco de quê essas pessoas inventam mentiras desse tipo. Se for pra afastar a concorrência, eles deveriam saber que os concorrentes bem preparados não se assustam com essas blasfêmias.

RESUMO DA ÓPERA - Não terminamos por aqui ... semana que vem darei mais dicas.

MICHEL OLIVEIRA DE SOUZA é um concurseiro de sucesso que acredita na difusão do conhecimento.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


Nenhum comentário:

Postar um comentário