Animem-se ... é segunda-feira!

 Nesse final de semana assisti a um programa sobre esportes radicais mostrados a partir de câmeras acopladas nos equipamentos dos atletas. As imagens que mais me impressionaram foram feitas por um surfista que entrava naqueles longos tubos formadas por ondas no mar e ia deslizando por dentro dela até o outro lado.

Penso que a semana do concurseiro é muito parecida com os segundos de deslize de um surfista por um deses famosos "tubos". A mistura da ansiedade, do medo, da adrenalina ... bem parecido. O risco tb é bem parecido. Imagine uma onda despencando sobre o surfista ... o famoso "caldo". Imagine uma semana sem estudar direito despensando sobre o concurseiro ... a famosa "semana perdida".

Concurseiros, assim como surfistas, têm no equilíbrio e frieza suas mais poderosas ferramentas. Explico.

Equilíbrio do modo como estudar - Muitos concurseiros, principalmente aqueles com prova de concurso marca e próxima, tendem a querer estudar uma carga muito grande de estudo ao longo da semana. Outros, sem concurso previsto, tendem a relaxar. É preciso, no entanto, equilíbrio na hora de dosar o tempo que se dedicará aos estudos, tanto não querendo estudar mais do que se conseguirá, fonte de frustração e cansaço, quanto estudar menos do que se poderia, fonte de frustração e desperdício de tempo precioso;

Frieza para manter a rotina de estudos - A semana de estudos do concurseiro pode ser muito complicada do começo ao fim de termos de conseguir manter a rotina de estudos. Nos dias em que sobra tempo, isso não é problema, mas quando o tempo falta, daí bate o desespero. Por conta disso, é preciso que o concurseiro tenha frieza para compensar a rotina de estudos, ou seja, estudar mais nos dias com mais tempo para compensar o estudo a menos nos dias mais tumultuados;

Equilíbrio para não comprometer a saúde - A saúde é nosso bem mais precioso e ter uma vida o mais equilibrada possível é indispensável para não comprometermos esse bem. Estudar sem equilíbrio não apenas compromete nossa luta por um cargo público, quanto tem um alto potencial de comprometer também nossa saúde ... e concurseiro doente não estuda direito e, se brincar, nem toma posse em cargo público;

Frieza para fazer sacrifícios - Estudar para concursos públicos é sinônimo de fazer sacrifícios. Devemos abrir mão de diversão e convívio com família e amigos para podermos dedicar o máximo de tempo possível aos estudos. E fazer isso requer frieza, já que não será muito bem recebido seja por parentes, amigos, namoradas, noivos, esposas, filhos ou mesmo por você, no entanto é necessário.

RESUMO DA ÓPERA - Assim como um surfista sair do outro lado do "tubo" somente será possível se você tiver equilíbrio e frieza ... mas mesmo se tomar um caldo ou outro aqui ou acolá, o importante é continuar estudando.

RESUMO DA ÓPERA - Se você está lendo esse artigo, isso é um ótimo indicador que você não é um mero figurante no universo dos concursos públicos. Mas será que você está, realmente, fazendo seu melhor para se tornar servidor público? Pense nisso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

0 Response to "Animem-se ... é segunda-feira!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards